Aviso: spoilers à frente pequeno desastre
Tudo começa com um telefonema. Liz (Jo Joyner) deve fazer coisas que ela não teria sonhado em seus piores pesadelos. Como enfermeira, é seu dever ligar para o serviço social de sua melhor amiga Jesse (Diane Kruger), que chega ao pronto-socorro com sua bebê Betsy com um ferimento na cabeça que não consegue explicar. Este é o incidente instigante para a nova série Paramount + pequeno desastreAdaptado do romance homônimo de Sarah Vaughn. O incidente ameaça atrapalhar a vida familiar perfeita que Jesse construiu com o marido Ed (JJ Field) e seus três filhos, bem como a amizade de uma década entre Jesse, Liz e suas amigas Charlotte (Shirley Conn) e Mel (Emily Taff).
Quando o final começa, Jess enfrenta pena de prisão por abusar de seus três filhos e sua saúde mental está em crise total. Ela estava prestes a perder tudo. Krueger, Vaughn e a co-roteirista Amanda Duke conversaram com a TIME sobre o final tortuoso do filme pequeno desastre.
Além do mistério central de quem feriu Betsy, a amizade entre Jesse e Liz continua a deteriorar-se. A decisão de Liz de procurar serviços sociais para sua amiga aparentemente mudou o curso da vida de Jessie de forma negativa, enquanto ela aguardava uma audiência para ver se conseguiria ver seus filhos novamente. Claro, Liz estava certa em denunciar Jesse. “Ela teve que fazer a ligação. Havia regras do hospital; a ligação teve que ser feita”, disse Vaughn. Mas Jesse não pode ignorar as consequências da ligação.
No entanto, na audiência, Liz solicitou veementemente que Jesse fosse sua testemunha, dizendo ao juiz que ela era uma mãe maravilhosa e até pediu conselhos a Jesse sobre como criar seus próprios filhos. Como resultado dessa atuação comovente, o juiz concedeu fiança a Jesse com a condição de que ela morasse com Liz e permitisse que Jesse fizesse visitas supervisionadas aos filhos duas vezes por semana.
Da perspectiva de Kruger, Jesse estava lidando com uma infinidade de emoções naquele momento, mas estava grata por Liz. “Se a situação se invertesse, Jesse teria tomado a mesma decisão”, disse ela. “Acho que no final do show, Jesse admitiu que precisava de ajuda. É confuso ver uma amiga verdadeira como Liz nestes tempos, mesmo que ela tivesse que fazer o impossível. Liz assumiu a responsabilidade quando Jesse mais precisava, e o relacionamento deles teve a chance de realmente se curar.
Quem realmente machucou Betsy?
Mais tarde, Jess vai com Ed visitar os filhos na feira de verão da escola. As mulheres estão juntas pelo que pode ser a última vez, já que o marido de Mel, Rob (Stephen Campbell Moore), as está mudando de Londres – e como ele controla suas finanças e é o único proprietário de sua casa, Mel não pode impedi-las de partir. Mas algo estranho acontece na feira: quando o filho de Jesse, Frankie (Jax James), vê Rob, ele entra em pânico e foge.
Jesse e os outros o encontram chorando atrás de uma árvore, e quando Ed entrega Betsy para Rob para que ele possa confortar seu filho, Frankie grita para Rob não tocar na criança. Segurando as lágrimas, Frankie revela que Rob machucou Betsy.
Por meio de flashbacks, vemos Rob chegar em casa enquanto Jesse, oprimido pela privação de sono e pelo TOC perinatal, sai para comprar remédios, deixando as crianças sozinhas em casa. Rob está procurando por Ed, que costuma voltar para casa mais cedo às sextas-feiras, mas ainda está trabalhando, e quer conversar com ele sobre uma oportunidade de negócio. Frankie diz a ele que Betsy precisa de uma mudança e ele concorda em ajudar. As fraldas estavam lá em cima, então Frankie foi buscar uma enquanto Rob colocava Betsy no trocador da ilha da cozinha. Enquanto Frankie não estava na sala, Rob aproveitou a oportunidade para vasculhar a caixa e encontrou um dos cartões de crédito de Ed para poder falsificar a assinatura de Ed no contrato. Mas quando o fez, Betsy rolou do balcão e caiu no chão.
Aqui, Rob revela sua verdadeira natureza ameaçadora e convence Frankie de que a queda de Betsy foi culpa dele. Depois de verificá-la rapidamente, ele decidiu que Betsy estava bem e disse a Frankie que, se contasse a alguém ali, sua mãe poderia ser presa por negligência infantil. Frankie fica horrorizado e mantém tudo em segredo até não poder mais esconder na feira.
Esta descoberta muda o mundo de Jesse. do começo ao fim pequeno desastreJesse passou a acreditar que estava prejudicando a filha devido ao estresse, à ansiedade e ao TOC perinatal (um diagnóstico que resultou da própria experiência de Vaughan ao dar à luz). Claro, Rob torna a situação ainda mais complicada ao convencer ela e outras pessoas de que Jesse é o responsável. “Naquele momento, havia muita raiva de Rob”, disse Krueger. “Há também um forte sentimento de culpa pelo que seu filho Frankie passou. Embora não seja especificado, sugere que ele tem transtorno do espectro do autismo, e colocar o que Rob fez com Frankie em Frankie é terrível.
O significado por trás da reviravolta pequeno desastre
Essa reviravolta marca uma grande ruptura com o original. Embora tenha sido Rob quem machucou Betsy na série, há outro culpado nos livros: Charlotte, amiga de Jesse. No romance, Charlotte tem ciúmes profundos de Jesse e de sua vida perfeita, enquanto Charlotte luta contra uma fertilização in vitro malsucedida. Vaughan explicou que Charlotte queria “mostrar a Jesse o quão sortuda ela é” sabendo que Jesse estava em casa com as crianças. Semelhante ao episódio, Jesse está comprando remédios para os filhos quando Charlotte chega. Quando Charlotte estava carregando Betsy para trocar a fralda, Frankie a empurrou e uma discussão começou. Chocada, ela deixa Betsy cair e entra em pânico, culpando Frankie, não muito diferente de Rob no show.
Vaughn disse que os produtores do programa sugeriram mudanças na forma como a história foi levada às telas. “A razão pela qual a RoughCut não quer que Charlotte assuma a responsabilidade é que eles não acham que isso seja realista”, disse ela. “Acho que há um duplo padrão interessante para homens e mulheres, mas eles acham difícil acreditar que uma mulher deixaria um bebê ferido para trás”.
Embora as motivações de Charlotte estejam enraizadas no ciúme, na série as motivações de Rob são o dinheiro. “Há muita pressão sobre os ombros de Rob”, disse Duke. “Ele não ganhava tanto quanto outros pais e outras famílias. Ele estava constantemente pedindo dinheiro para investimento aos amigos, correndo por aí, tentando conseguir contratos. Ele nunca escondeu quem ele era. Todos nós tínhamos amigos que levavam as coisas longe demais, e ele era apenas aquele idiota que todos sabiam que ele era. Mas a melhor parte é que é realmente um contraponto, um disfarce de quão assustador ele é, então, quando ele pressiona Frankie, ele entra em um ritmo onde ele é tão devastador que você não vê isso acontece porque você acha que Rob é o cara que você conhece.”
Como explica Duke, existem várias versões de relatos de que Rob machucou Betsy. “Originalmente, tivemos uma cena no início do episódio seis em que Frankie admitiu que Betsy havia caído, mas ignorou a presença de Rob. Na verdade, você veria esse evento duas vezes, veria o bebê cair duas vezes, o que era um grande pedido para o público.
Depois que Frankie conta a verdade e revela que Rob foi quem machucou Betsy, Liz chama a polícia. “Foi uma escolha deliberada da minha parte fazer com que Liz fizesse a ligação porque eu queria ter aquele momento de looping”, disse Duke. “É pelas razões certas e as consequências terão consequências difíceis, mas Liz tem sido muito consistente nisso. Foi importante para mim que tenhamos captado a situação do cartão para ela”.
No final, Jesse recupera sua vida e seus filhos. Um ano depois que o que Rob fez com Betsy foi descoberto, Jesse e seus amigos se reuniram no parque com seus filhos. Mas Jesse parecia desconfortável. “Às vezes fazemos tudo tão certo”, ela nos diz por meio da narração. “Nesses momentos, não importa o que você faça, segure firme. Porque num piscar de olhos tudo pode ser tirado.” O final fica preto enquanto Jesse segura Betsy nos braços.
“Para Jess, ela percebe que tudo pode mudar em um instante”, disse Krueger. Um momento de ausência ou falta de atenção pode mudar a vida de uma pessoa. Para mim, isso é verdade para todos, certo? “
