A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta em comunicado para os perigos provocados pela queda de chuva forte nas zonas atingidas pelos incêndios no Verão nas regiões Centro e Norte.
“As áreas afetadas pelos incêndios rurais, que ficaram sem coberto vegetal e com cinza acumulada à superfície, que funciona como uma matéria impermeável, estão mais expostas e vulneráveis à precipitação”, adianta a ANEPC.
As primeiras chuvas podem provocar p arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias e para os cursos de água; a instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água e a contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais.
O impacto destes efeitos pode ser minimizado, através da adoção de comportamentos adequados.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda que, nas zonas afetadas pelos incêndios, sejam adotadas medidas preventivas: desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais; retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
