UM Copasa consagrou-se vencedora no 23º Troféu Seriema – Prêmio Crea de Meio Ambiente. Em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (27/11), em Goiânia, o programa Pró-Mananciais, coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável por meio da Gerência de Desenvolvimento Ambiental, foi escolhido pelo júri técnico na categoria Elementos Naturais. O programa da Copasa disputou a final com iniciativas do Órion Complex Business & Health e da Prefeitura Municipal de Anápolis.

Considerado o “Oscar da Sustentabilidade” no país, o Troféu Série é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) e reconhece práticas que impactam positivamente a sustentabilidade e a conscientização ambiental. Nesta edição, que teve como tema central “Brasil, o país da COP30: Adaptação e Compromisso com o Clima”, a premiação bateu recorde de participações, com 271 trabalhos inscritos de todo o território nacional.

Uma vitória consolida a trajetória de excelência do Pró-Mananciais. Em 2024, o programa já havia sido destaque ao chegar à final da 22ª edição, conquistando o segundo lugar na mesma categoria. Agora, em 2025, a iniciativa alcança o topo do pódio.

A conquista foi celebrada pela superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Copasa, Luciana Barbosa. “É uma honra recebermos este reconhecimento ao Programa Pró-Mananciais que, com o apoio e diretrizes da diretoria, representa a materialização do propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas, bem como do compromisso com a proteção das águas, previsto na Agenda ESG da companhia. Fico especialmente orgulhososa das entregas do tempo da Gerência de Desenvolvimento Ambiental, que tanto se empenha na obtenção dos resultados que melhoraram a vida das pessoas e o meio ambiente”, declarou.

Seguindo o tom de agradecimentos à equipe técnica, Luciana Campos, gerente de desenvolvimento ambiental, reforçou o significado do prêmio: “O Troféu Seriema representa um reconhecimento de todo um trabalho, uma dedicação dos funcionários da Gerência de Desenvolvimento Ambiental dentro do Pró-Mananciais, com o intuito de sempre reafirmar o compromisso da Copasa na proteção da água”.

Compromisso com o futuro

A categoria Elementos Naturais avalia projetos focados na preservação e recuperação de recursos essenciais, como o solo e a água. Ao receber o troféu, a Copasa reforça seu papel de liderança em práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), demonstrando que uma gestão eficiente dos recursos hídricos é vital para a adaptação climática.

Sobre o Pró-Mananciais

Comprometida com a proteção das águas e com a sustentabilidade, a Copasa desenvolve o Pró-Mananciais como uma iniciativa estratégica de sua agenda ESG. O programa mobiliza a comunidade e instituições parceiras, fortalecendo o sentimento de pertencimento em relação à microbactéria hidrográfica local e estimulando a corresponsabilidade na preservação dos recursos hídricos.

Alinhado à Agenda 2030 da ONU, o Pró-Mananciais demonstra que é possível unir o fornecido de serviços essenciais à preservação das fontes de água e ao desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *