O Procon-SP (órgão de proteção ao consumidor) visitou dois estabelecimentos comerciais de São Paulo, na região leste, na noite de sexta-feira (17). E o principal objetivo foi ampliar a força tarefa contra os casos de contaminação de bebidas alcoólicas com altas dosagens de metanol.

Essa visita do Procon aconteceu após denúncias de consumidores através do site oficial do órgão. Eles alertaram as autoridades, que enviaram agentes, para verificar a possível contaminação com metanol desses produtos.

Na oportunidade, esses agentes ainda tiveram apoio da Polícia Civil durante a visita. Até para resguardar os profissionais que foram realizar o trabalho deles.

Garrafas com suspeita de contaminação por metanol

Metanol: Procon visita dois estabelecimentos em SP. Imagem: Pixabay
Metanol: Procon visita dois estabelecimentos em SP. Imagem: Pixabay

Segundo os dados divulgados pelo Procon, em um desses estabelecimentos, os fiscais encontraram diversas garrafas com forte suspeita de que tenham sido adulteradas. Além disso, não havia informação de lote, o que aumenta a suspeita e o risco de incremento de metanol.

Desta maneira, os fiscais apreenderam o material, conforme pede os protocolos. E enviaram o produto para a análise laboratorial.

Por sua vez, no outro comércio da zona leste, não houve problemas de contaminação. No entanto, teve falta de conformidade ao Protocolo Não se Cale, que obriga os estabelecimentos a ter um espaço reservado para mulheres que eventualmente sofram algum tipo de ass4di0.

Durante toda esta última semana, entre 13 e 17 de outubro, o Procon fez uma vasta ofensiva. E não foi apenas na Capital, já que também foi ao litoral e ao interior do estado, na tentativa de descobrir novos casos.

Neste período, encontraram irregularidades suspeitas de contaminação por metanol em apenas um estabelecimento. Nos demais, os problemas eram mais relacionados ao Código de Defesa do Consumidor, além de outras irregularidades voltadas a outros assuntos sobre o Procon, que também autuou e multou alguns dos estabelecimentos.

Fiscais verificam bebidas durante show

Ainda nesta sexta, os fiscais do Procon foram a um show no estádio Allianz Parque, em Perdizes. Isso foi um pedido do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e os agentes foram verificar não apenas questões do metanol, mas de outras leis do consumidor.

Por exemplo, eles verificaram questões ligadas a lei Antiálcool e Antifumo, além do Não Se Cale. Entretanto, segundo o Procon, tudo estava dentro dos conformes e não houve irregularidades apontadas.

Mas, o metanol ainda é uma preocupação grande para as autoridades paulistas. Afinal de contas, desde setembro, foram ao menos três mortes confirmadas após intoxicação pelo produto encontrado em bebidas adulteradas.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *