O Papa Leão XIV vai rezar no local da explosão de 2020 no porto de Beirute durante a primeira viagem internacional do seu pontificado, em novembro, que o levará também à Turquia. 

O Vaticano divulgou esta segunda-feira o itinerário da viagem de Leão XIV, que decorrerá entre 27 de novembro e 2 de dezembro, com a deslocação ao Líbano a servir para rezar em memória das mais de 200 pessoas que morreram na explosão que ocorreu na zona portuária de Beirute em agosto de 2020.

Na passagem pela Turquia, o Papa irá assinalar uma importante efeméride com os cristãos ortodoxos – a celebração do 1.700.º aniversário do Concílio de Niceia, o primeiro ecuménico do cristianismo.

O programa inclui vários momentos em que o primeiro papa norte-americano da história abordará as relações inter-religiosas e ecuménicas, bem como a situação dos cristãos no Médio Oriente e as tensões regionais em geral.

O seu antecessor, o Papa Francisco, tinha planeado visitar os dois países, mas morreu no início deste ano antes de o conseguir fazer. Desejava particularmente ir ao Líbano, mas a crise económica e política que abala o país impediu a visita. 

Leão XIV deixou claro, desde o início do seu pontificado, em maio deste ano, que manteria o compromisso de Francisco e tem previsto vários momentos de oração com o líder espiritual dos cristãos ortodoxos, o Patriarca Bartolomeu I.

Niceia, atualmente localizada em Iznik, junto a um lago a sudeste de Istambul, é um dos sete concílios ecuménicos reconhecidos pela Igreja Ortodoxa Oriental.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *