07/11/2025 16:14 – Defesa Civil
Prefeitura e Defesa Civil mobilizam equipes diante de previsão de chuva intensa e ventos fortes em Ribeirão Preto
Equipe municipal participou da reunião preparatória do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil na manhã desta sexta-feira, dia 7
Foto: Guilherme Sircili
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para tempestades severas nas próximas horas, com atenção especial para Ribeirão Preto e região. Estão previstas rajadas de vento que podem alcançar até 95 km/h, acompanhadas de forte volume de chuva. O aviso é válido para esta sexta-feira (7) e sábado (8), período em que a passagem de um ciclone extratropical pela costa da Região Sudeste deve intensificar a instabilidade atmosférica.
Na manhã de hoje, a Defesa Civil de Ribeirão Preto participou da reunião preparatória promovida pelo Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, que reuniu representantes de mais de 450 municípios paulistas para alinhar estratégias de prevenção e resposta.
“Foi uma reunião bastante produtiva, em que tivemos a oportunidade de compartilhar os planos de ação, os planos de contingência e as estratégias que poderão ser aplicadas em caso de ocorrência de um desastre meteorológico. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está totalmente alinhada com a Coordenadoria Municipal, que, por sua vez, mantém integração com todas as secretarias e pastas da administração pública. Cada uma delas já possui seu respectivo plano de ação, com orientações claras sobre as medidas a serem adotadas em uma emergência”, pontuou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel Seminate.

Mobilização Municipal
Em Ribeirão Preto, o Conselho Municipal de Defesa Civil foi colocado em estado de atenção e está totalmente mobilizado para atuação conjunta em eventuais ocorrências. O grupo, composto pela coordenação municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, CPFL e secretarias da Prefeitura, segue monitorando as condições climáticas e as áreas de risco da cidade. As equipes de Infraestrutura, Zeladoria, Assistência Social, Saúde, RP Mobi e Guarda Civil Metropolitana também estão de prontidão para eventuais acionamentos.
“Em casos de emergência, acionem imediatamente os nossos canais oficiais — 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). Também é fundamental cadastrar o número do seu celular no sistema de alertas da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Basta enviar um SMS para 40199 com o CEP da sua residência. A partir desse momento, o aparelho estará habilitado a receber avisos e orientações em tempo real sobre eventuais situações de risco”, alertou Coronel Seminate.
Ciclone extratropical
O fenômeno é resultado da combinação entre o calor pré-frontal, o avanço de uma frente fria e a circulação intensa dos ventos associados ao ciclone extratropical. Essa interação favorece a formação de chuvas fortes, granizo isolado, raios frequentes e ventos extremos, com possibilidade de microexplosões em pontos isolados.
Orientações de segurança da Defesa Civil:
- Evitar áreas arborizadas e não estacionar veículos sob árvores;
- Recolher objetos soltos em varandas, quintais e telhados;
- Manter distância de estruturas metálicas, redes elétricas e locais alagados durante tempestades;
- Não atravessar ruas inundadas — nem a pé, nem de carro;
- Permanecer dentro do veículo e chamar o Corpo de Bombeiros em caso de queda de fiação;
- Reduzir a velocidade e dirija com atenção redobrada sob chuva.

