Um incêndio atingiu, nesta terça-feira (25), o prédio do Ministério da Igualdade Racial (MIR) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O Bloco C, que também é utilizado por mais cinco pastas, foi evacuado.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), apenas alguns andares foram atingidos. Ao menos sete pessoas foram levadas para o hospital, uma com queimaduras em diversas partes do corpo e seis com intoxicação por inalação de fumaça. Outras 24 pessoas foram atendidas no local.
Em coletiva de imprensa, a corporação informou que o fogo teve início após uma explosão, durante uma inspeção rotineira na subestação de energia. A causa será divulgada após o laudo pericial.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela gestão do bloco, informou, em comunicado oficial, que houve um curto elétrico após uma intervenção realizada pela CEB Iluminação Pública e Serviços S.A. (CEB IPES), na área externa do lado oeste do bloco C.
“Um técnico da CEB ficou ferido com mais gravidade e foi conduzido ao hospital, assim como 6 pessoas por inalação de fumaça. Segundo informações do Corpo de Bombeiros outras 20 pessoas foram atendidas no local. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros seguem no bloco C”, diz trecho da nota.

A Alma Preta questionou a Neoenergia sobre as causas da explosão e se a concessionária fez inspeção no local recentemente. Até a publicação deste texto não houve resposta. O espaço segue aberto.
Também nesta terça-feira, agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foram acionados após uma suspeita de bomba no Ministério da Ciência de Tecnologias (MCTI), na Asa Norte da capital federal. A ação ocorreu após uma mala ser deixada em frente ao prédio da pasta.
