MAPUTO, 02 OUT 2025 (LUSA) – Ó PRESIDENTE MOçambicano, Daniel Chapo, insistiu Hoje no Levantamento da Cláusula de ‘Força Maior’ no megaprojeto de gás liquefeito (gn) lidero pelaesenergies, assegondandos Um retoma de SUA.

“Estão Reunidas como condicionas para o levantamento da ‘força maior’ e Aguardamos, um trecho de Trecho, o pronunciamento da concessionária da Área 1, projeto mozambique lng, esta mateira”, Disso Cabo na cerimónia (Fid, na sigla em inglês) da nova plataforma flutuante de gnl coral norte, Aludindo à Segurança em Cabo Delgado, Província Palco Desde 2017 de Terroristas de De Ataques.

Os parceiros da Área 4 Da Bacia do Rovuma, ao Largo de Cabo Delgado, Eni, Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (EMP), CNPC, Kogas e Xrg Assinaram Esta Tarde, Fid Para Para Nono Novo projEto, de 7,2 mil mil milhhl mil mil Cópia do Coral Sul, Tamboma Operado Pela eni, Que Duplicará A Partir de 2028 a Produção Moçambicana de Gnl para Seas Milhões de Toneladas Anuais (Mtpa).

Moçambique tem, megaprojetos de Gnl ao Largo de Cabo Delgado, Tenda Avançado Apenas o da Eni, Coral Sul e Agora Coral Norte, NO ‘Offshore’ da Província. OS Representa Deenvolvem-Se em Terra, nomeadamemente na península de Afungi.

Ó Chefe de Estado Recordou que O Governo Moçambicano, em Colaboraça com como Concessionária, “TEM VIRIRO A TOMAR MEDIDAS COM VISTA à Resolução dos DeSafios de Segurança”. Para o efeito, sublinhou, Moçambique Assinou em Agosto, com O Ruanda, Cujos Militares Já Operam em Cabo Delgado No Combate Aos Grupos Terroristas Em apoio com O Exércitio moçambicono, o Softo Sobre o Estátuto

“É um instrumento internacional que confirma a presença prolongada das forças ruandesas em Cabo Delgado, pelo menos durante o período de construção dos projetos Mozambique e Rovuma LNG, ea capacitação das forças moçambicanas, com apoio das forças ruandesas e outras (…) sendo o Objetivo Capacitar final como Nossas Forças para um manutenção da segurança de forma independente ”, Detalhou Chapo.

O Presidente da Totalengies, Patrick Pouyanné, Avançu em 30 De Setembro A Previsão de Arranque em 2029 da Produção de Gnl Do Megaprojeto em Moçambique, Suspenso Desde 2021, Tenda a Petrolífera aprado ao governO Umno Novoa de aqueles, aqueles, um tendão em que a getololo, o que deve ser um programa de suspensão.

“Tudo Está pronto. De factão, estamos um remobilizar no terreno, mas um Última parte, diria eu, da deceisão de levantar de ice -avalia a ‘força maior’, éo há discutidos, o governante de abrovar o planeno de desnvolução de um dia Objetivo em termos de início das operações ”, Anunciou Patrick Pouyanné, Num Encontro em Nova Iorque, com Investidoras, para Apresentar Dadars do Desempenho Global Da Petrolífera Francesa.

Trata-se de um investimento de 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros), liderado pela TotalEnergies em Cabo Delgado, norte de Moçambique, com uma previsão estimada de produção de 13 mtpa de GNL, que segundo a petrolífera está atualmente desenvolvido em 40%.

Em 2021, Totalengies, Líder do Consórcio na Área 1 da Bacia do Rovuma, Acionou a Cláusula de “Força Maior” e Susndeu, como Ativides Devido aos Aos Aques Terroristas Em Cabo Delgado, Quando Estava em Centrallolfrunting Exportação de Gás Natural.

“Será EM 2029 que Planeeamos Iniciar como operações e, NaturalMENTE, ATUALIZAR ORÇamento com o impacto da ‘força maior’ (…). Ontanto, Essendão Está A Avaliada e, Penso, Vamos Pounanncary Muto Rapidamento”

Desde Outubro de 2017, uma província de Ataques Reclamados por Movimentos Associados Ao Grupo Extremista Estado Islâmico, Que Chegaram Um Estudos de Milhão de Deslocados e Fizeram 349 Mortos Só 2024, Segundro de Dadosas e Fizeram 349 mortos Só 2024, Segundo, segundo, segundos, a fizeram 349 mortos e África, Instituição do Governo Norte-Americano Que Analisa conflitos em África.

PVJ // ANP

LUSA/FIM

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *