A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, nesta segunda-feira (15), o primeiro alerta via Cell Broadcast direcionado à Região Metropolitana de Porto Alegre.
O disparo ocorreu após um alerta de desastre severo por potencial de ventos acima de 90 km/h, com validade entre 15h20 e 16h20, e trouxe orientações de autoproteção para quem estava em área de risco
Como foi o primeiro envio do Cell Broadcast na região de Porto Alegre
O envio do primeiro alerta severo foi motivado por um cenário de tempo severo identificado a partir do radar meteorológico instalado em Porto Alegre, que indicou uma linha de instabilidade se aproximando rapidamente da região.
Alerta severo: Defesa Civil usa Cell Broadcast na RM de Porto Alegre durante temporaisFoto: Agora RS/Renata Dubois/Reprodução/ND MaisNo texto encaminhado aos celulares, a orientação foi para que a população buscasse abrigo e evitasse permanecer próximo a árvores, placas e postes de energia, devido ao risco associado a vento forte e tempestade.
Em meio ao alerta, uma estátua da Havan na megaloja de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, caiu na tarde desta segunda-feira (15), após rajadas de vento.
O que é o Cell Broadcast e por que a mensagem “trava” a tela
Segundo a Defesa Civil, o Cell Broadcast utiliza a rede de telefonia celular para enviar alertas gratuitos com mensagem de texto e aviso sonoro, interrompendo o que estiver na tela, inclusive em aparelhos no modo silencioso.
Moradores de Porto Alegre compartilham imagens do céu após Defesa Civil emitir o primeiro alerta severo pelo Cell BroadcastFoto: X/@angikbs/Reprodução/ND MaisO disparo é feito para pessoas em área de risco que tenham cobertura 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio.
Na prática, o celular fica bloqueado e o aviso aparece sobre qualquer conteúdo em uso, acompanhado de bipe sonoro e vibração, além de orientações ao usuário.
Recomendações de segurança durante tempestades severas
No alerta severo publicado às 15h38 desta segunda-feira (15), a Defesa Civil reforçou medidas de autoproteção: manter-se abrigado durante os temporais, retirar eletroeletrônicos da tomada, deixar portas e janelas bem fechadas e abrigar os animais domésticos.
Moradores de Porto Alegre compartilham imagens do céu após Defesa Civil emitir o primeiro alerta severo pelo Cell BroadcastFoto: X/@sguerra_br/Reprodução/ND MaisA orientação também é buscar informações com a Defesa Civil do próprio município e conhecer os Planos de Contingência municipais para entender riscos e condutas em caso de desastre. Em situação de emergência, o aviso indica ligar para 190/193.
