Abertura do evento contou com a vice-reitora, professora Silvana Bretas. Foto: Clayton Fontes/Campus Lagarto

O III Incidente com Múltiplas Vítimas do campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) adotou um novo formato em relação aos anos anteriores: a simulação de desastre aéreo. A ação foi realizada na última segunda-feira, 29, com a presença da vice-reitora da UFS, professora Silvana Bretas, e do diretor do campus de Lagarto, professor Makson Oliveira. O IMV é coordenado pelas professoras Simone Cabral (geral), Magna Galvão e Simone Kameo (adjuntas), do Departamento de Educação em Saúde, em parceria com 70 discentes.

A vice-reitora, professora Silvana Bretas, acredita que o IMV reflete a integração do campus de Lagarto com a comunidade. “É uma ação que beneficia não apenas a formação dos nossos estudantes de saúde, mas também a população de Lagarto como um todo, e esse é um reflexo da integração com a comunidade. Hoje, um lagartense olha para o campus e sabe que a UFS está ali presente e faz parte do município e da sua vida. A UFS olha com cuidado para a população e a população da cidade também olha com esse mesmo cuidado”, avalia.

O diretor do campus, professor Makson Oliveira, concorda. “Nosso campus é estruturado em metodologias ativas, que valorizam e estimulam a autonomia e participação direta dos alunos, desde as primeiras semanas, em todos os nossos cursos. É isso que estamos vendo aqui, o resultado do engajamento dos nossos alunos, sempre orientados pelo corpo docente”, avalia.

A coordenadora adjunta Simone Kameo avalia de forma positiva o balanço do evento. “É uma ação que envolve um esforço conjunto, ao longo de muitos meses. Hoje, o IMV é também um projeto de extensão. A realização, e especialmente a ampliação nesse ano, é sempre um desafio e uma responsabilidade muito grande reunir tanta gente dentro de um campus universitário com uma simulação de acidente. O resultado foi excelente e isso é muito gratificante”, avalia.

Coordenadoras do IMV: Simone Cabral (geral), Simone Kameo e Magna Galvão (adjuntas). Foto: Clayton Fontes/Campus Lagarto
Coordenadoras do IMV: Simone Cabral (geral), Simone Kameo e Magna Galvão (adjuntas). Foto: Clayton Fontes/Campus Lagarto

Os alunos participantes da ação foram divididos em três grupos: “vítimas”, “socorristas” e “familiares” que, de forma simulada, tumultuavam a cena com gritos e invasões a áreas já isoladas pelas forças de segurança. As vítimas eram divididas em lonas de diferentes cores (de leves a óbitos).

O chefe do Núcleo de Educação Permanente do Samu em Sergipe, Kelson Rosário, considerou que a preparação dos alunos foi aprimorada nesta edição do evento. “Foi uma participação ainda mais ativa. Acredito que as capacitações contribuíram para o domínio das técnicas por parte dos discentes. E isso facilitou muito o nosso trabalho”, avalia.

Protótipo de avião foi construído pela organização do evento. Foto: Clayton Fontes/Campus Lagarto
Protótipo de avião foi construído pela organização do evento. Foto: Clayton Fontes/Campus Lagarto

A participação dos alunos também incluiu outras funções na organização. Foi o caso do discente Victor Pires, do curso de Medicina, que ficou responsável pela narração/mediação do evento. “O papel do IMV é também inovar e surpreender. E acho que conseguimos isso. Para mim, enquanto discente, é uma outra forma de ver a Universidade, observando ali a aplicação de coisas que vi em sala de aula”, comenta.

A plateia também aprovou. A discente Mariana Oliveira está no segundo ciclo do curso de Fonoaudiologia e conseguiu ter um novo olhar sobre o evento. “Eu estive no evento do ano passado, como caloura. Agora já consigo entender mais os procedimentos realizados, pois tive mais contato em sala de aula. Espero estar preparada para agir da maneira correta se um dia for necessário”, avalia.

A estudante Mariana Oliveira prestigiou o III IMV. Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto
A estudante Mariana Oliveira prestigiou o III IMV. Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto
Discente Victor Pires foi responsável pela narração/mediação. Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto
Discente Victor Pires foi responsável pela narração/mediação. Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto

O evento contou com a pró-reitora de Graduação, professora Marta Élid, o vice-diretor do campus de Lagarto, professor Luis Felipe Souza, a superintendente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), professora Sandra Aiache Menta, o diretor do campus de Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS), professor Ricardo Rocha, o gerente de Ensino e Pesquisa do HUL, professor Allan Dantas, o secretário executivo de Saúde de Lagarto, Weslley Carvalho, além de representantes de instituições parceiras do evento: Polícia Científica, Samu, Corpo de Bombeiros, 7º Batalhão da Polícia Militar Militar de Sergipe (localizado em Lagarto) e Grupamento Especial Tático de Motopatrulhamento (Getam), também vinculado à Polícia Militar de Sergipe.

Grupo foi designado pela organização para atrapalhar a cena, em simulação realística. Foto: Clayton Fontes/Campus Lagarto
Grupo foi designado pela organização para atrapalhar a cena, em simulação realística. Foto: Clayton Fontes/Campus Lagarto

Ana Laura Farias – Ascom UFS
Campus de Lagarto

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *