Dependendo do tipo de tubulação que temos e do equipamento que usamos para aquecer a água, sua contaminação pode ser mais ou menos importante




Imagem aproximada de mão enchendo copo de água na pia

Imagem aproximada de mão enchendo copo de água na pia

Foto: Minha Vida

Em algumas ocasiões, com pressa, algumas pessoas podem tentar usar a água quente que sai da torneira para cozinhar, evitando assim ter que esperar que ela esquente do zero até ferver. No entanto, esta é uma prática não recomendada pelos especialistas e, de fato, quando paramos para pensar, faz todo o sentido, principalmente se utilizarmos sistemas de armazenamento intermediário, como aquecedores de água, para obter essa água quente.

Leia também: Como tratar a água para beber? Médico explica métodos

Por que não é uma boa ideia usar água quente da torneira para beber?

A água que sai das nossas torneiras é geralmente potável e de muito boa qualidade; há até estudos que dizem que ela pode ser melhor do que a água engarrafada porque contém menos microplásticos. 

Como ressalta o professor Peter Jarvis, da Universidade de Cranfield, a água da torneira deve ser clara, transparente e inodora. Portanto, se ela tiver aparência laranja, marrom ou cheiro de alguma coisa (até mesmo cloro ou água sanitária), isso pode indicar um problema. 

E na maioria das cidades do Brasil podemos consumir com segurança água da torneira que vem diretamente da fonte de distribuição, embora não tanto a água que se acumulou em nossas tubulações e instalações domésticas, especialmente aquelas que transportam água quente. 

Veja mais

Veja também

Os poderes desconhecidos da água com gás: hidrata, previne o inchaço e ajuda a combater a prisão de ventre

Quanta água você deve beber por dia, segundo especialistas, e por que oito copos nem sempre são o ideal

Harvard diz que beber água da torneira pode ser a chave para reduzir o risco de morte em todo o mundo

Beber água demais também atrapalha o emagrecimento? A resposta pode te surpreender

Estudo alerta sobre riscos à saúde causados pela água engarrafada: “Ela pode representar risco de vazamentos prejudiciais”

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *