O desastre de Lewis Hamilton continua após o Grande Prêmio da Holanda, que não poderia ter terminado pior para a Ferrari: ambos os pilotos, incluindo Charles Leclerc, bateram e não terminaram, e Hamilton recebeu uma penalidade de cinco lugares no grid para o próximo Grande Prêmio. Que, para piorar a situação, é o Grande Prêmio em casa da Ferrari, o GP da Itália em Monza.

Hamilton bateu durante a volta 23/72 na corrida de domingo, na curva 3 em Zandvoort, quando perdeu o controle do carro na linha branca escorregadia devido à chuva. “Não é um tipo de coisa normal para mim, cair em uma corrida. Eu realmente não posso dizer muito mais sobre isso“, disse o heptacampeão mundial após a corrida, certamente mordendo a língua um mês depois de dizer que era “completamente inútil” e que a Ferrari precisaria encontrar um substituto. Leclerc mais tarde também caiu em uma colisão com Kimi Antonelli.

No entanto, a penalidade de Hamilton não teve nada a ver com isso. Aconteceu antes mesmo da corrida, durante as voltas de reconhecimento pré-corrida. Hamilton violou as regras sobre bandeiras amarelas, que exigem que os pilotos reduzam significativamente a velocidade quando bandeiras amarelas duplas são agitadas, o que foi levantado “devido à natureza da pista”.

No entanto, Hamilton não baixou sua velocidade de uma forma que os comissários considerem “significativamente” nem “muito reduzida”: aproximadamente 20 km/h a menos que sua velocidade no mesmo ponto das sessões de treinos. Os comissários reduziram sua proibição pela metade, o que normalmente seria para 5 posições no grid, porque “o piloto tentou reduzir sua velocidade e frear mais cedo” (via Formula1.com).

Michael Potts / Shutterstock

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *