Ponte da Barca vai celebrar a 3.ª edição do Mercado do Vinho, nos dias 27 e 28 de junho.
A abertura oficial do evento, está marcada para sexta-feira, dia 27, pelas 18h00.
A 3ª edição do Mercado do Vinho decorre na Praça Terras da Nóbrega.
O evento promete um fim de semana com provas de vinho, cocktails vínicos, showcookings, música ao vivo, “tudo num ambiente que exalta a riqueza vínica e gastronómica da região”.
O certame arranca na sexta-feira, às 18h00, com a abertura oficial do mercado e visita institucional, seguida da apresentação da nova Associação “Viva a Barca”.
Às 19h00, a sommelier Diana Peixoto conduz uma prova comentada de espumantes, partilhando com o público os segredos desta categoria de vinho. Logo depois, às 20h00, o bartender Marco Oliveira entra em cena com uma demonstração criativa de cocktails vínicos.
A componente musical assume o protagonismo à noite: às 22h00, o espetáculo “À Variações” presta um enérgico tributo a António Variações, ícone da música nacional. A festa prolonga-se com o DJ Guima, a partir das 23h00.
No sábado, a programação começa às 15h00 com a abertura do mercado e, logo a seguir, o Cortejo da Confraria do Vinho Verde, acompanhado pelo grupo Baquetas ao Rubro, que anima as ruas da vila. Às 16h45, o Cancelário-Mor da Confraria, Gonçalo Nuno Maia Marques, apresenta uma reflexão sobre “O Vinho Verde em Ponte da Barca”, contextualizando a importância histórica e cultural desta produção. Segue-se, às 17h00, uma nova prova comentada com a participação da Confraria.
Às 18h00, o chef Marco Freitas protagoniza um momento de showcooking, com harmonização vínica novamente a cargo da sommelier Diana Peixoto, numa fusão de sabores que promete surpreender. A programação musical encerra em grande com o concerto de Nuno Ribeiro, às 22h00, seguido do DJ Freak J, às 23h30.
Com entrada livre, o Mercado do Vinho de Ponte da Barca “afirma-se como um ponto de encontro entre tradição e inovação, produtores e público, sabores e sons, num brinde ao melhor da cultura vínica do Alto Minho”, disse a autarquia.