A Polícia Federal deflagrou, na terça-feira (09), uma operação na região do Assurini, em Altamira, para combater atividades ilegais de extração de minério. O foco da ação foi o Garimpo da Ressaca, área já conhecida pelas práticas clandestinas de garimpo na Amazônia.
Continua após a publicidade
Equipes da Delegacia da Polícia Federal de Altamira cumpriram dois mandados de busca e apreensão e entraram em vários pontos usados pelos garimpeiros. Durante as fiscalizações, foram encontrados diversos sítios clandestinos. No local, a PF inutilizou motores, esteiras, barracões e estruturas montadas para a exploração irregular.
A operação Aurora Purum reforça o combate ao garimpo ilegal na Amazônia, que provoca danos ambientais graves, como destruição da floresta, contaminação de rios com mercúrio e prejuízos às comunidades indígenas e ribeirinhas. Segundo a Polícia Federal, todo o material apreendido nesta ação será encaminhado para perícia, e as investigações continuam para identificar os responsáveis.
Ainda de acordo com a PF, o garimpo irregular costuma estar associado a organizações criminosas, ampliando riscos à segurança pública. A operação busca proteger os recursos naturais, impedir o avanço da degradação ambiental e garantir que a legislação seja cumprida na região amazônica. As investigações seguem com base nas evidências coletadas, e novos desdobramentos podem ocorrer nos próximos dias.
