A Polícia Militar Ambiental apreendeu quase 800 quilos de palmito irregular na última segunda-feira (24) em supermercados de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião. Segundo a corporação os estabelecimentos comercializavam o produto sem a devida documentação ambiental, o que configura crime ambiental.

No total foram apreendidos 560,8 quilos de palmito juçara e 233,64 quilos de palmito pupunha. Além da ausência de autorização para venda os produtos estavam sem lacres sanitários, o que aumenta o risco de contaminação. A operação contou com o apoio da Vigilância Sanitária dos três municípios que confirmaram as irregularidades.

Os supermercados autuados receberam multas que somam R$ 168 mil. A Polícia Ambiental alertou que a comercialização irregular do palmito pode representar sérios riscos à saúde, incluindo a contaminação por bactérias que causam botulismo, uma doença rara, mas potencialmente fatal.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *