Adriana Negreiros
Meu colega Lucas Borges Teixeira, repórter do UOL em Brasília, também tentou muitas vezes marcar uma entrevista com Janja. Nunca recebemos um não com todas as letras, mas também nunca nos disseram sim. Continuamos aguardando.
De volta à capital depois da temporada em Ponta Grossa, Janja foi trabalhar com um antigo conhecido.
Angelo Vanhoni
Nos engajamos na construção do Partido dos Trabalhadores, enquanto um grupo político jovens que queriam uma mudança. Era só MDB e Arena no Brasil, ainda governada pela ditadura militar. A Janja eu conheci nesse processo.
Adriana Negreiros
Esse é o vereador de Curitiba Angelo Vanhoni, do PT. Janja e Angelo se conheceram na Câmara Municipal de Curitiba.
Lula concorreu à presidência pela primeira vez em 89 e foi derrotado no segundo turno por Fernando Collor de Mello. Apesar do baque presidencial, o PT elegeu três vereadores em Curitiba e os gabinetes deles viraram um ponto de encontro da juventude petista.
Angelo Vanhoni
Veja, hoje eu tenho 68 anos, mas nós estamos falando de 38 anos atrás, então a gente pode dizer que estava transpirando tudo aquilo que a Juventude transpirava, né? Janja tinha uns 20 anos, por aí. Ela era muito mais ligada, na época que a conheci, à luta dos movimentos estudantis, às causas educacionais.
Adriana Negreiros
Foi nessa época também que Janja conheceu duas figuras que seriam seus colegas de trabalho num futuro muito breve: e Gleisi Hoffmann, então recém-formada em direito e hoje deputada federal e presidente nacional do PT, e Jorge Samek, que tinha sido eleito pelo PMDB e entraria no PT logo depois.