Um petroleiro com bandeira da Libéria, de propriedade israelita, reportou uma explosão nas suas proximidades, no Mar Vermelho, ao largo da cidade portuária de Yanbu, na Arábia Saudita.
A informação foi avançada este domingo pela empresa britânica de segurança marítima Ambrey.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
De acordo com o United Kingdom Maritime Trade Operations (UKMTO), a embarcação relatou “um impacto na água muito próximo, proveniente de um projétil desconhecido, seguido de uma forte explosão”.
A tripulação está segura e o navio prosseguiu a sua rota para o próximo destino, acrescentou o organismo britânico.
Num comunicado posterior, a Ambrey afirmou que, tendo em conta o perfil do navio — publicamente identificado como propriedade israelita —, este estaria “alinhado com os alvos típicos” dos ataques reivindicados pelos rebeldes Houthi do Iémen, apoiados pelo Irão.
Desde 2023, os Houthi têm vindo a atacar navios no Mar Vermelho que consideram ligados a Israel, alegando tratar-se de uma ação em solidariedade com os palestinianos em Gaza.
Até ao momento, não foi confirmada a autoria do ataque e o grupo Houthi ainda não se pronunciou oficialmente sobre o incidente.
O UKMTO também não atribuiu responsabilidade a nenhuma parte, mas garantiu que as autoridades estão a investigar o caso.
A cidade portuária de Yanbu, situada na costa ocidental da Arábia Saudita, tem sido considerada estratégica na rota marítima do Mar Vermelho.
Desde 2015, a Arábia Saudita lidera uma coligação militar que combate os Houthi no Iémen, em apoio ao governo reconhecido internacionalmente, após os rebeldes terem tomado a capital Sanaa em 2014.
No passado, a coligação já frustrou diversos ataques com embarcações carregadas de explosivos, alegadamente lançados pelos Houthi.