Petroleiras vão estudar o quanto há de carbono no BrasilPetroleiras vão estudar o quanto há de carbono no Brasil

A Petrobras e a Shell vão financiar uma pesquisa iniciada para medir o estoque de carbono nos solos e florestas de todos os estados e biomas do Brasil. O projeto, chamado Carbon Countdown, recebeu aportes de R$ 54 milhões de cada empresa e tem conclusão prevista para 2030.

O estudo será conduzido pelo Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), ligado à USP, e busca criar uma linha de base nacional para o carbono, atendendo à demanda do agronegócio que questiona o uso de parâmetros estrangeiros no cálculo de emissões.

O levantamento terá escala nacional: serão analisados ​​6.500 pontos, com mais de 250 mil amostras de solo coletadas em profundidades de até um metro.

Além disso, 1.000 parcelas de florestas serão medidas, incluindo a derrubada controlada de algumas árvores, autorizada pelo Ibama, para pesagem da biomassa.

As petroleiras afirmam que os recursos fazem parte de investimentos obrigatórios em pesquisa e inovação previstos em contratos com a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Para a Shell, o projeto reforça a liderança do Brasil no mercado de ativos de carbono.

A Petrobras planeja acompanhar de perto a execução técnica e metodológica da pesquisa e admite que os resultados podem futuramente ser usados ​​para gerar créditos de carbono em áreas conservadas ou na produção de biocombustíveis.

Apesar do investimento, o Instituto Internacional Arayara alerta para possíveis conflitos de interesse. A ONG argumenta que o financiamento de estudos climáticos por empresas de combustíveis fósseis pode moldar o mercado de carbono a favor das próprias empresas ou servir como estratégia de greenwashing.

“Esses projetos permitem às petroleiras continuarem suas atividades, alegando investimentos em mitigação ou capitalização no mercado de créditos de carbono”, destacam especialistas da Arayara.

Saiba mais em Folha de S.Paulo.

Leia mais

Como pequenos produtores transformam conservação em crédito de carbono

Foto: divulgação/TV Brasil

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *