A Petrobrás acaba de atingir a marca de 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed), o que significa um aumento de 5,4% na produção média de óleo, líquidos de gás natural (LGN) e gás natural no 1º trimestre de 2025. O aumento, segundo a empresa, se deu em razão da eficiência da plataforma Almirante Tamandaré, que entrou em operação.

“A plataforma Almirante Tamandaré é estratégica para a Petrobras e representa ampliação de produção no campo de Búzios de forma sustentável e inovadora”, disse a diretora de Engenharia, Tecnologia e Produção da Petrobras, Renata Baruzzi. “Além de ser uma plataforma de alta capacidade, com potencial para produzir até 225 mil barris de óleo e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia, possui modernas tecnologias de descarbonização, possibilitando aumento da eficiência e redução das emissões.”

+ Mais de 3,9 milhões de veículos devem deixar SP no feriado de 1º de Maio

Outros motivos do aumento da produtividade:

  • menor volume de perdas por paradas para manutenções;
  • melhor eficiência operacional na Bacia de Santos;
  • entrada em produção do FPSO Marechal Duque de Caxias no campo de Mero.

+ Receita libera restituições de novo lote residual do Imposto de Renda

Variação no volume de vendas

A venda dos derivados de petróleo no 1º trimestre de 2025 foi inferior à do 4º trimestre de 2024, devido, principalmente, à variação típica da demanda por derivados neste primeiro período do ano.

O diesel S-10 representou 66% das vendas totais de diesel; a gasolina caiu 7,9% impactada pela sazonalidade da demanda; o Querosene de Aviação (QAV) teve redução de 1,7% nos volumes das vendas em comparação ao trimestre anterior.

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) teve queda de 3,3% nas vendas também influenciada por fatores sazonais; as vendas de Nafta também caíram as vendas em 17,3% em relação ao último trimestre de 2024 em razão da menor disponibilidade de nafta pela parada da Refinaria Abreu e Lima (RNEST); o óleo combustível recuou 12,5% motivado pela redução nas vendas para o segmento.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *