Vazamento na linha férrea

Durante vistorias, equipes técnicas identificaram grande quantidade de açúcar espalhada por cerca de 750 metros da ferrovia. Também foram encontradas pedras e cal sobre o material, o que levanta a suspeita de tentativa de encobrimento.

Pelo estado do produto, a prefeitura acredita que o vazamento tenha ocorrido há mais de uma semana.

Rios afetados e riscos à saúde

Até o momento, pelo menos quatro rios foram atingidos. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, alguns desses cursos d’água são utilizados para captação.

A ingestão de água contaminada pode causar sintomas como diarreia e vômitos, o que levou a Defesa Civil a fornecer água potável às famílias impactadas.

Responsabilidade e notificações

A prefeitura informou que a Rumo, concessionária responsável pela ferrovia, não comunicou o possível acidente ambiental.

O município notificou a empresa e cobra esclarecimentos e medidas imediatas para contenção dos danos.

Posicionamento da empresa e órgãos ambientais

Em nota, a Rumo afirmou que equipes atuam na contenção e remoção do produto e que técnicos realizam análises e monitoramentos ambientais.

O Instituto Água e Terra realizou vistoria no local e vai emitir um parecer técnico. Caso seja confirmado crime ambiental, os responsáveis poderão ser penalizados nas esferas administrativa, civil e criminal.
 

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *