Com contorções corporais sangrentas, explosões estrondosas e angústia melancólica do ensino médio, “Stranger Things: The First Shadow”, baseado na série de ficção científica da Netflix, vencedora de 12 Emmys, “Stranger Things”, levou para casa o Tony Awards. no domingo, para melhor design de cenário, design de iluminação e design de som de uma peça, além de um prêmio especial por suas ilusões e efeitos técnicos.
Miriam Buether, a cenógrafa de “Stranger Things: The First Shadow”, refletiu sobre a jornada de criação de momentos assustadores no palco.
“Adoramos assustar as pessoas”, disse ela nos bastidores da cerimônia apresentada pela estrela de “Wicked”, Cynthia Erivo.
A peça, dirigida por Stephen Daldry, foi indicada a cinco prêmios Tony no total, incluindo melhor atuação de ator principal em peça para Louis McCartney por sua atuação como Henry Creel, a versão mais jovem do principal antagonista da série “Stranger Things”, que mais tarde é chamado de Vecna.
“Stranger Things: First Shadow” é uma das expansões do universo “Stranger Things” criado pelos irmãos Matt e Ross Duffer, que anunciaram o lançamento da Upside Down Pictures em 2022, marcando um acordo geral com a Netflix que também incluirá uma série spin-off live-action de Stranger Things.
A série gerou videogames, cosplay, experiências imersivas presenciais e acordos de licenciamento de mercadorias, incluindo o acordo de janeiro de 2025 (link) com a empresa por trás dos populares brinquedos de pelúcia Squishmallow.
No mês passado, no evento global para fãs da Netflix, transmitido ao vivo, chamado “Tudum Live”, foi anunciado que a série de TV “Stranger Things” teria uma quinta e última temporada dividida em três partes, com a primeira parte em 26 de novembro de 2025, a segunda parte em 25 de dezembro de 2025 e o final da série em 31 de dezembro de 2025.
A temporada final de “Stranger Things” foi adiada por duas greves de Hollywood em 2023.
“Stranger Things”, a história de um grupo de amigos adolescentes na zona rural de Indiana na década de 1980 que lutam contra criaturas de uma dimensão alternativa chamada “Invertida”, estreou na Netflix em 2016 e se tornou um grande sucesso criado pelos irmãos Duffer para a plataforma de streaming.
A peça, produzida pelos irmãos Duffer, leva o público de volta no tempo até 1959, duas décadas antes do período explorado no programa de TV.
Jim Hopper e Joyce Maldonado – personagens adultos da série de TV – são vistos como colegas de escola com preocupações normais de adolescentes sobre carros e aulas até que um novo aluno chamado Henry chega.
Henry Creel é um garoto estranho e problemático que tem o futuro da pequena cidade de Hawkins, Indiana, em suas mãos.
O elenco de Nova York inclui o ator de “Harlem”, Burke Swanson, como Jim Hopper, a atriz de “Shameless”, Alison Jaye, como Joyce Maldonado, e McCartney como Henry Creel, que reprisou seu papel depois de participar da produção londrina.
A peça cheia de monstros estreou em Londres em 2023 no Phoenix Theatre e fez sua estreia na Broadway de Nova York em março de 2025 no Marquis Theatre.
