Parque Getúlio Vargas recebe simulado de acidente com múltiplas vítimas – Prefeitura Municipal de Canoas Autor:

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

O Parque Getúlio Vargas, em Canoas, foi palco, nesta terça-feira (25), de um exercício de simulação de acidente com múltiplas vítimas. A atividade, promovida pela Universidade La Salle, faz parte da disciplina “Psicologia em Situação de Crises, Emergências e Desastres” e tem como objetivo preparar futuros psicólogos para atuação em situações de emergência, reforçando a importância de equipes multidisciplinares capacitadas em ambientes de crise.

Esta é a terceira turma da disciplina, que vem ampliando o grau de complexidade dos exercícios práticos a cada edição. Em 2024, o primeiro simulado envolveu a reprodução de um cenário de atividades ativas na escola, com participação do SAMU e integração com o curso de Enfermagem. As turmas seguintes também vivenciaram simulações de um atropelamento de moto e de uma situação pós-incêndio.

O exercício no parque conto com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, agentes de trânsito, Defesa Civil e da Cruz Vermelha Brasileira, reforçando a aproximação com equipes reais de primeira resposta. Ao todo, 45 alunos participam da simulação, divididos em equipes de atendimento. Entre as atribuições trabalhadas no simulado tiveram a realização do acolhimento psicológico imediato às vítimas, a prestação de suporte emocional aos profissionais de saúde e segurança, a organização do fluxo da cena, afastando curiosos e garantindo a segurança do entorno e a atuação de acordo com protocolos da psicologia das emergências.

Segundo o Coordenador de Ensino da Guarda Municipal de Canoas, Lisandro Carvalho, o planejamento da responsável pela disciplina, professora Camila Bolzan, foi simulado um acidente envolvendo vários veículos onde a gravidade dos ferimentos iam desde o nível até o extremo, necessitando de desencarceramento, e também o atendimento aos parentes das vítimas que chegavam ao local. “Os participantes não são informados sobre o tipo de ocorrência até chegarem ao local, o que contribui para o realismo da ação”, conta.

“Outra ponderação importante sobre este tipo de treinamento é que são situações do cotidiano das atuações dos profissionais envolvidos, guardas municipais, agentes de trânsito, Defesa Civil e Cruz Vermelha, proporcionando uma melhor qualificação nos protocolos de atendimentos destes profissionais”, completa.

O secretário de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, destacou a relevância da participação no exercício e o impacto positivo para o município. “Iniciativas como essa fortalecem as práticas já adotadas pela pasta e ampliam a capacidade de resposta em situações de crise, por meio da troca de experiências com instituições de ensino e equipes especializadas”.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *