Medida impediu o descarte indevido na rede de esgoto e preveniu a contaminação de mais de 26 piscinas olímpicas de água
A parceria entre a Prefeitura e o projeto INcluir Petrópolis recolheu entre março e setembro deste ano, 2.650 litros de óleo de cozinha usados. A medida impediu o descarte indevido do material na rede de esgoto e preveniu a contaminação de mais de 26 piscinas olímpicas de água.
O recolhimento é feito em pontos de entrega voluntária (PEVs) instalados pela cidade e também durante eventos realizados no município. Todo o processo segue a legislação ambiental vigente, com apoio técnico da Comdep, garantindo que o resíduo tenha a destinação adequada.
Além da poluição, o despejo inadequado causa entupimentos na rede de esgoto, proliferação de pragas urbanas, mau cheiro e aumento dos custos com saneamento básico. “Conseguimos prevenir a contaminação de quase 66,3 milhões de litros de água (1 litro de óleo contamina 25 mil litros de água) e reduzir o descarte indevido nas redes de esgoto, colaborando para o bom funcionamento da infraestrutura urbana”, explicou Chen Li Cheng, presidente da INcluir Petrópolis.
A ação também contribui para o aumento do ICMS Ecológico. “Dessa forma estamos fortalecendo a arrecadação municipal com base em critérios ambientais e permitindo que Petrópolis avance em políticas públicas sustentáveis e inclusivas”, completou Fernanda Ferreira.