A NASA lançou recentemente um novo vídeo e áudio que revela o estrondo das tempestades de poeira em Marte, acompanhadas por pequenas faíscas semelhantes a relâmpagos.
A persistência agora confirmou essas teorias – não apenas nos dados brutos dos sensores, mas no som que você pode realmente ouvir. Quando a invenção foi descrita pela primeira vez, um O estudo foi publicado em 26 de novembro Na revista Nature, a NASA publicou agora, pela primeira vez, um impressionante GIF e um clipe de áudio mostrando redemoinhos eletrificados em ação.
“Temos alguns realmente bons onde você pode ouvir claramente o ‘estalo’ da faísca”, disse o coautor do estudo e cientista da perseverança Ralph Lorenz no comunicado.
Os redemoinhos de poeira se formam em Marte, quando o ar próximo à superfície quente aquece e sobe através do ar mais frio ao redor, fazendo com que o ar próximo entre e comece a girar. À medida que esta coluna rotativa de ar acelera, ela levanta a poeira do solo, criando um redemoinho giratório.
Faíscas elétricas ocorrem quando partículas de poeira na coluna rotativa se esfregam e colidem, criando eletricidade estática. Quando a carga fica forte o suficiente, ela é descarregada como uma pequena faísca – o chamado efeito triboelétrico, semelhante ao choque estático que uma pessoa experimenta ao caminhar sobre um tapete e tocar uma maçaneta de metal.
Essas faíscas não são os relâmpagos dramáticos que costumavam ser Terra – São pequenos, localizados e têm apenas centímetros de comprimento. Estudá-los ajudará os pesquisadores a compreender melhor a química atmosférica, o clima e a habitabilidade de Marte, e orientará a robótica e o design futuros. Missões humanas ao Planeta Vermelho.
Ao explorar Marte, o Industrious registou dezenas destes eventos eléctricos, e pelo menos um passou directamente sobre o rover, permitindo ao seu microfone captar paredes de poeira à medida que os grãos colidiam e eram ejectados.
“Em Sol 215, podemos ouvir não apenas o ruído elétrico, mas também a parede do redemoinho se movendo sobre o veículo espacial”, disse Lorenz no comunicado.
Novos dados de áudio e visuais do Perseverance fornecem uma nova visão de Marte, capturando faíscas e explosões na poeira rodopiante. Tempestades Raiva em toda a superfície do planeta.
