Escrito en SAÚDE el

Vendida como uma solução simples e prática, a água engarrafada esconde perigos por trás do seu consumo que vão além do meio ambiente e afetam também à nossa nossa, como mostra um estudo publicado pelo professor Muhammad Wakil Shahzad, da Universidade Northumbria, no site The Conversation.

De acordo com análises feitas em 2025, a água engarrafa apresentou altos níveis de contaminação bacteriana. Por ser regulamentada como um produto alimentício embalado, essa água recebe menos fiscalizações e os produtores não precisam publicar informações detalhadas sobre sua qualidade, de acordo com Shahzad.

O estudo alerta que, muitas vezes, a água da torneira chega a ser mais saudável que a água engarrafada, uma vez que em países desenvolvidos o abastecimento público é monitorado e testes regulares são feitos e publicados para conhecimento da sociedade. 

Além disso, a pesquisa também destaca que a contaminação bacteriana pode aumentar significativamente após a garrafa ser aberta. 

Microplásticos

Além da presença de bactérias na própria água, o plástico que envolve a garrafa também contribui para a contaminação. Segundo o estudo, as embalagens plásticas liberam substâncias como antimônio, ftalatos e análogos do bisfenol, compostos perigosos à saúde, sendo alguns endócrinos, capazes de alterar o funcionamento hormonal do organismo. O pesquisador ressalta que a concentração desses compostos é baixa, mas que a exposição prolongada pode apresentar riscos. 

De acordo com outros estudos sobre a presença de microplásticos no organismo humano, os riscos dessa substância envolvem efeitos tóxicos e mecânicos, como inflamação, danos celulares, acúmulo em órgãos, desregulação hormonal, problemas cardiovasculares e alterações genéticas.

Impacto ao meio ambiente

Além do impacto à saúde, a água engarrafada também é um risco ao meio ambiente, e não só devido à poluição aquática pelo descarte incorreto, que acaba levando o produto aos oceanos e rios. 

De acordo com o estudo, a produção de uma garrafa d’água consome cerca de duas mil vezes mais energia do que o fornecimento pela rede pública e sua pegada de carbono chega a 80 gramas de CO2 por litro.

Com o aumento da poluição e o uso excessivo de plástico ao redor do mundo, é importante investir em alternativas a muitos consumos que dependem desse produto, e o de água engarrafada é um deles. 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *