Órgãos federais estão investigando uma possível contaminação por mercúrio na comunidade de Democracia, localizada em frente ao município de Manicoré, no Amazonas. A ação foi realizada por equipes da Polícia Federal dos estados de Rondônia e Amazonas, com apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional e faz parte da Operação Boiuna, voltada ao monitoramento dos impactos do garimpo ilegal na região amazônica.
Durante a visita, peritos da Polícia Federal coletaram amostras de cabelo de moradores ribeirinhos. O material será encaminhado ao setor de perícias da Superintendência da PF em Manaus, onde será analisado para identificar possíveis níveis de exposição ao mercúrio — substância frequentemente utilizada em atividades de mineração.
LEIA TAMBÉM: Ação apreende produtos vencidos e com sinais de contaminação no centro de Manaus
Além da coleta, representantes do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho também estiveram presentes na comunidade. As equipes realizaram entrevistas e atendimentos que resultaram em 15 registros formais. As informações obtidas servirão de base para relatórios técnicos e poderão subsidiar medidas de proteção social e de saúde pública.
A iniciativa reúne esforços de diferentes órgãos federais para apurar os efeitos ambientais e de saúde relacionados ao garimpo ilegal em comunidades da região amazônica.