O que não está bom, sempre pode piorar. Este conceito deve ter incentivado da gestão do prefeito David Almeida quando apresentou a proposta da Lei Orçamentária Anual 2026. A matéria apresenta uma falha estratégica na gestão dos riscos urbanos: coloca recursos que privilegia a resposta e deixa em segundo lugar a prevenção de desastres. A distribuição de verbas é desproporcional e representa maior gastos ao futuro da cidade. É economicamente comprovado que cada real investido em prevenção economiza múltiplos reais em danos e recuperação pós-desastre. Na prática, a Câmara Municipal e a Prefeitura adotam uma postura reativa condenando Manaus a um ciclo contínuo de prejuízos e sofrimento a cada nova enchente ou deslizamento. A prevenção salva vidas e preserva o patrimônio. Cidades modernas e resilientes investem maciçamente em planejamento de longo prazo. Manaus merece uma gestão orçamentária que olhe para frente e proteja seus cidadãos. É urgente que os gestores mudem essa lógica e compreendam que a verdadeira segurança e economia se encontram no investimento maciço em evitar o desastre, e não apenas em consertar o quebrado.
Reconhecimento 1
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) recebeu ontem o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A entrega ocorreu durante o 4º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em Florianópolis.
Reconhecimento 2
Com a certificação, o Tribunal alcança pelo quarto ano consecutivo o nível mais alto de transparência entre os órgãos avaliados, atingindo 100% dos critérios essenciais do programa. O TCE também registrou aumento de 34,3% no índice agregado de transparência, sendo um dos tribunais que mais evoluíram.
Votação
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou a criação de um novo local de votação no município de Canutama. A decisão agora segue para homologação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida visa garantir que o direito ao voto alcance populações que vivem longe das áreas urbanas.
Queijos
A cidade de Autazes ganhou destaque internacional após duas queijarias da cidade terem sido destaque no Mondial Du Fromage da França, uma competição que decide os melhores queijos do mundo. A Queijaria Tradição da Lurdes e a Queijaria Original receberam as medalhas de ouro e bronze, respectivamente.
Prisão
A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas, realizou, na terça-feira (2), a prisão de um homem condenado pelo crime de homicídio duplamente qualificado.
Crime
O homem foi responsabilizado pela morte de uma adolescente, assassinada em maio de 2020, em uma emboscada durante confronto entre duas facções. Ele e outras duas pessoas foram acusadas de participar do crime.
Dino nega liberar emendas para Eduardo e Ramagem
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a liberação de emendas parlamentares para os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ).
Justiça italiana remarca caso de Zambelli para dia 18
A Justiça italiana adiou o julgamento do pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. Zambelli está presa na Itália. A audiência foi remarcada para o dia 18.
Governo estuda renovação automática da CNH para bons condutores
O ministro dos Transportes, Renan Filho, revelou que o governo planeja instaurar a renovação automática da CNH para quem ele chamou de “bons condutores”. Ele disse que em alguns casos a renovação seria facilitada, e em outros seria automática.

(Foto: Antônio Cruz /Agência Brasil)
Um pescador de São Paulo capturou um pirarucu de aproximadamente 160 quilos e com cerca de 2,5 metros de comprimento na cidade de Cardoso (SP), no último dia 28. A espécie é considerada um peixe invasor, que coloca em risco a fauna nativa. Cada quilo do peixe foi vendido a R$ 40.

(Foto: Arquivo Pessoal)
