Ação conjunta do Iplam e Seminfra constatou contaminação no sistema de drenagem destinado apenas à água da chuva. Concessionária foi acionada para reparo e autuada pela irregularidade.
Uma fiscalização da Operação Línguas Sujas identificou, na última terça-feira (2), um vazamento de esgoto da concessionária BRK em um poço de visita de águas pluviais em Maceió. A ação foi realizada em conjunto pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) e pela Secretaria de Infraestrutura (Seminfra).
De acordo com os técnicos, uma tubulação de esgoto com infiltração atravessava a caixa de passagem da drenagem. Para confirmar a origem do lançamento irregular, a equipe realizou um teste com corante vermelho na caixa de esgoto da BRK. O material escoou rapidamente para o sistema de águas pluviais, evidenciando a conexão irregular e a contaminação.
Ainda segundo os fiscais, o problema foi agravado pelo desgaste da tubulação e pelas fissuras na parede do coletor de esgoto, que provocavam transbordo para a galeria vizinha.
Riscos ambientais e à saúde
O sistema de drenagem pluvial é projetado exclusivamente para o escoamento da água da chuva, que segue diretamente para o mar. A presença de esgoto nesse percurso compromete a balneabilidade das praias, prejudica a vida marinha e representa risco à saúde da população.
Medidas adotadas
Após a constatação, a BRK foi imediatamente acionada para reparar o vazamento. A concessionária concluiu o serviço, mas foi autuada pela irregularidade.A Prefeitura de Maceió reforçou que a população pode colaborar denunciando situações semelhantes pelo e-mail:
fiscalizacaoambiental@iplam.maceio.al.gov.br.
Com informações da assessoria