Em 25 dias, SP registrou nove casos de intoxicação pela substância; duas pessoas morreram

A Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO) divulgou um alerta neste domingo, 28, sobre o risco de neuropatia óptica por metanol, uma doença grave que pode causar cegueira irreversível.

O alerta foi motivado pelo registro de nove casos de intoxicação por metanol no Estado de São Paulo em um período de 25 dias. Ao menos duas pessoas morreram vítimas de contaminação pela substância.

A principal suspeita é de que a contaminação esteja relacionada à adulteração de bebidas alcoólicas como gin, whisky e vodka vendidas em bares e adegas.

Sintomas de contaminação

Os sintomas de intoxicação por metanol geralmente aparecem entre 12 e 24 horas após a ingestão da substância, podendo surgir antes quando a quantidade é grande. Segundo a ABNO, eles incluem dor de cabeça, náusea, vômitos, dor abdominal, confusão mental e, principalmente, visão turva repentina ou cegueira.

O diagnóstico é feito considerando o histórico clínico e os resultados de exames de sangue e de imagem, que ajudam a confirmar a intoxicação. O tratamento deve ser imediato e tem como objetivo impedir que o organismo transforme o metanol em substâncias ainda mais tóxicas.

“Para isso, podem ser usados antídotos (como o etanol venoso), bicarbonato para corrigir a acidez no sangue, vitaminas (ácido fólico/folínico) e, nos casos mais graves, hemodiálise para remover o veneno”, diz o alerta assinado pelos oftalmologistas Mario Luiz Ribeiro Monteiro e Eric Pinheiro de Andrade.

Orientações

A Secretaria da Saúde de São Paulo recomenda que bares, restaurantes e locais que realizam a venda de bebidas alcoólicas verifiquem com atenção a procedência dos produtos oferecidos pelo fornecedores.

A pasta recomenda ainda que a população compre apenas bebidas de fabricantes legalizados e que possuam rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, “evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco”. Colaborou Caio Possati

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *