O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) realizou, na última segunda feira (24), a primeira etapa da Operação GNV Legal em Natal, iniciativa voltada a combater instalações clandestinas de kits de Gás Natural Veicular e reforçar as normas de segurança definidas pelo Inmetro. Durante as inspeções, seis oficinas foram visitadas e uma delas acabou autuada por atuar sem certificação obrigatória.

A equipe identificou que o estabelecimento não possuía o certificado de autorização do Inmetro para executar serviços de instalação e manutenção de GNV, colocando motoristas em risco. A oficina deverá ser multada e permanecerá impedida de operar até sua regularização.

A ação marca o início de uma série de fiscalizações que têm como foco coibir práticas ilegais e ampliar a conscientização sobre as exigências de segurança que envolvem o uso do sistema de gás em veículos.

Irregularidades aumentam risco de acidentes graves

O Inmetro destaca que as regras técnicas e administrativas que regem a instalação de GNV existem para prevenir incidentes como explosões, vazamentos e incêndios. A certificação dos componentes, a qualificação dos profissionais e a acreditação dos organismos de inspeção são etapas indispensáveis para o uso seguro do sistema.

Segundo o diretor geral do Ipem RN, Itamar Ciríaco, boa parte dos acidentes ocorre devido ao descumprimento dessas normas. 

Leia também

Entre os perigos associados ao uso irregular do GNV, estão explosões durante o abastecimento, risco de morte de ocupantes, vazamentos de gás no interior dos veículos, intoxicação, além de incêndios causados por cilindros mal instalados ou com reteste vencido.

Condutores devem buscar oficinas credenciadas

Para evitar riscos, o Ipem RN reforça que apenas oficinas autorizadas podem realizar serviços envolvendo GNV. Depois da instalação ou requalificação do cilindro, é obrigatória a emissão do Certificado de Segurança Veicular, documento exigido para o licenciamento anual.

Com a continuidade da Operação GNV Legal, o Ipem RN espera reduzir as práticas clandestinas e melhorar a segurança de motoristas e passageiros que utilizam o sistema de gás natural veicular no estado.



Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *