Chamam-se zoomies e perceba porque acontecem

Muitos tutores já testemunharam o seu cão a correr pela casa em círculos, a saltar de forma descontrolada ou a disparar em ziguezague pelo jardim. Este comportamento, conhecido como zoomies, pode parecer estranho ou até preocupante, mas na maioria dos casos é uma manifestação natural de energia e vitalidade.

Os zoomies são episódios súbitos de energia intensa nos cães, caracterizados por corridas rápidas, saltos e movimentos aparentemente aleatórios.

Para esclarecer este fenómeno, o médico veterinário António Dias, da Clinicanimal, clínicas veterinárias da Tiendanimal, explica em detalhe o que está por detrás destas explosões súbitas de energia e como os tutores devem reagir.

“Os zoomies podem surpreender os tutores, especialmente quando acontecem dentro de casa e parecem totalmente inesperados. Apesar de causarem alguma confusão, são episódios curtos que, na maioria das vezes, demonstram vitalidade e alegria,” afirma o veterinário.

O especialista diz ainda que estes conhecidos também como Frenetic Random Activity Periods (FRAPs), “os zoomies são simplesmente momentos em que o cão liberta energia acumulada. O mais importante é perceber em que situações acontecem e garantir que o animal está em segurança durante estes episódios, acrescenta António Dias.

O que são os zoomies

Os zoomies são manifestações de energia súbita que podem ocorrer em patudos de todas as idades, sendo mais frequentes em cães jovens. Durante estes episódios, o animal apresenta corridas em círculos ou em zig-zag, saltos repetidos, vocalizações de excitação, cauda abanando e expressão corporal relaxada. Este comportamento é geralmente autolimitado, dura apenas alguns minutos, e não indica agressividade.

Causas mais comuns

Os zoomies podem surgir por diversos fatores. Em certos casos, os zoomies funcionam como um mecanismo natural de libertação de stress ou tensão acumulada. Noutros, trata-se de energia acumulada devido a exercícios insuficientes ou a um ambiente pouco estimulante Situações de alegria e excitação, como o regresso do tutor a casa, brincadeiras ou interação com outros cães, também podem motivar estes episódios. Além disso, momentos específicos, como após o banho ou passeios prolongados, são gatilhos frequentes. 

Como gerir 

Apesar de geralmente inofensivos, os zoomies podem ser perigosos em ambientes com obstáculos, superfícies escorregadias ou objetos frágeis. Recomenda-se criar um espaço seguro que permita que o patudo liberte energia sem riscos. Não se deve punir o animal, pois isso pode gerar stress e afetar a relação tutor-animal. A prática regular de exercício físico, enriquecimento ambiental e brincadeiras estruturadas contribui para canalizar energia de forma saudável, reduzindo a frequência e intensidade dos episódios.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *