Uma pequena cidade do Texas do outro lado da fronteira do México é o campo de testes para a nave estelar, a espaçonave enlutada que Elon Musk espera que um dia leve pessoas para Marte.

Nos últimos meses, os lançamentos de vários testes terminaram em explosões, fazendo com que os detritos chovam nos dois países e no Golfo do México.

Os cientistas mexicanos dizem que os destroços estão matando a vida selvagem, incluindo golfinhos, tartarugas marinhas e peixes.

O presidente mexicano Claudia Sheinbaum, visto aqui na Cidade do México em abril, diz que seu governo processará, se necessário, para lidar com a poluição causada por lançamentos pela SpaceX.

(Marco Ugarte / Related Press)

Em meio à crescente pressão de seus eleitores, a presidente mexicana Claudia Sheinbaum disse nesta semana que seu governo está investigando os efeitos “de segurança e ambiental” dos foguetes de Musk e descobriu que “existe de fato contaminação”, nega uma empresa de Musk.

Sheinbaum disse que seu governo está tentando determinar se a SpaceX violou as leis internacionais e disse que o México registrará “processos necessários”.

Suas declarações surgem em meio a tensões aumentadas entre os EUA e o México sobre segurança, migração e economia. As tarifas do presidente Trump sobre as importações mexicanas e as ameaças dos greves dos drones dos EUA sobre alvos de cartel desencadearam uma onda de nacionalismo aqui.

Musk, um bilionário que também é o CEO da Tesla e o proprietário da X, está intimamente aliado ao governo dos EUA, tendo doado mais de um bilhão de dólares para ajudar a eleger Trump. Por vários meses deste ano, ele foi o chefe casual do Departamento de Eficiência do Governo de Trump.

Presidente dos EUA Donald Trump e Elon Musk

O presidente Trump e Elon Musk falam com repórteres no Salão Oval da Casa Branca em maio.

(Kevin Dietsch / Getty Photos)

SpaceX disse em um publicar Em x, testes independentes realizados no materials usado em naves estelares confirmam que “não apresenta riscos químicos, biológicos ou toxicológicos”.

A empresa disse que tenta recuperar todos os detritos de dispositivos explodidos.

USUS GRUPOS TEM culpado Rockets SpaceX para degradação ambiental. A instalação de lançamento da Starbase da empresa, no sul do Texas, boba o refúgio de vida selvagem de Boca Chica, uma extensão de apartamentos, manguezais e dunas de areia que abriga espécies raras e ameaçadas, incluindo oceletas, tartarugas marinhas e northern Aplomado Falcons.

Uma coalizão, incluindo o Sierra Membership e uma tribo nativa americana native, processou a Administração Federal de Aviação e o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, alegando que as agências aprovaram o lançamento de testes sem realizar análises ambientais completas. Eles dizem que os lançamentos de foguetes fracassados ​​espalharam detritos de concreto e metallic por milhares de metros de terras circundantes – e uma vez dispararam um incêndio que queimou vários acres de dunas protegidas.

No México, os ambientalistas começaram a acertar alarmes no início deste ano, depois que os detritos espaciais foram descobertos na cidade fronteiriça de Matamoros, no Rio Bravo – como o México chama o Rio Grande – e no Golfo do México.

A nave estelar

Nesta imagem do vídeo disponibilizado pela SpaceX, um dos protótipos de naves estelares da empresa dispara seus propulsores enquanto atinge durante um teste em Boca Chica, Texas, em 3 de março de 2021. As duas tentativas anteriores terminaram em explosões.

(Related Press)

Uma organização sem fins lucrativos native no estado de Tamaulipas emitiu um relatório documentando mortes de animais em uma região conhecida como terreno de nidificação para peixes -boi, tubarões, baleias e outros animais. Ele alertou particularmente sobre os riscos para as tartarugas marinhas que ingerem partículas de detritos espaciais.

O grupo disse que coletou mais de uma tonelada de detritos espalhados ao longo de uma área com mais de 40 quilômetros de comprimento.

O governador de Tamaulipas disse que as autoridades também estavam investigando o assunto. O governador Américo Villarreal Anaya disse que seu governo verificará se “as distâncias necessárias internacionalmente estão sendo respeitadas para ter esses tipos de instalações para que não haja risco para os centros urbanos”.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *