Nas últimas semanas, uma série de assustadoras informações de saúde pública ocupou o espaço da imprensa nacional. Uma sequência de contaminações de bebidas alcoólicas por metanol provocou internações e mortes. As primeiras ocorrências foram registradas num bairro nobre da cidade de São Paulo.

Até 13 de outubro, 32 novos casos ocorreram em São Paulo (28), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Há suspeitas em investigação em Pernambuco (43), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso (4), Piauí (4), Minas Gerais (1) Espírito Santo (9), Maranhão (2), Alagoas (2), Goiás (3), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).

Até o momento, foram confirmadas 259 contaminações e cinco óbitos, todos em São Paulo. Há 11 mortes em investigação em todo o País. Em Minas Gerais, ainda não existe divulgação oficial de contágios.

+ Intoxicação por metanol: Brasil tem 36 casos confirmados e sete mortes

O médico Délcio Lima Caldeira Junior esteve no programa “Sala de Visitas” da TV DeFato e fez completo esclarecimento sobre o assunto. O profissional formou-se na Faculdade de Medicina de Juiz de Fora há 15 anos. Ele é alergista, imunologista, ultrasonografista vascular e médico do trabalho.

Na entrevista, Caldeira fala sobre o uso industrial do metanol, revela os sintomas da enfermidade e apresenta orientações sobre a prevenção e o tratamento.

Confira tudo no vídeo da TV DeFato:



By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *