Esta é a primeira espécie conhecida de terizinossauro a ter apenas dois dedos. Todos os outros têm três e foi descoberta no deserto de Gobi

Uma ilustração de como deveria ser o Duonychus tsogtbaatari, usando as suas enormes garras para agarrar troncos de árvores. Masato Hattori

Estes pertenciam ao grupo terópodes e viveram na Ásia e América do Norte durante o período Cretáceo, entre 145 milhões e 66 milhões de anos. Tinham o corpo coberto por penas, pescoços longos e patas com três dedos e grandes ungueais semelhante a garras. A CNN Science sugere que ele parecia uma mistura bizarra de preguiça, girafa e o herói cult de filmes Edward Mãos de Tesoura, de acordo com uma nova pesquisa.

Segundo a Phys Org, em 2012 uma equipa de investigadores da Academia Mongol de Ciências desenterrou os restos fossilizados de um terizinossauro — um dinossauro de duas pernas conhecido pelas suas longas garras — no deserto de Gobi. “Por vários anos, os fósseis permaneceram armazenados. Neste novo estudo publicado na Iscience, os investigadores analisaram-nos e descobriram as maiores garras de dinossauro tridimensionais preservadas já alguma vez encontradas”.

A mesma fonte diz que o conjunto fóssil incluía ambos os braços do dinossauro, incluindo garras, parte da sua pélvis e grande parte de sua espinha dorsal. Os fósseis datam de aproximadamente 90 milhões de anos atrás e pertencem a um dinossauro previamente desconhecido, representando assim uma nova espécie . Os investigadores chamaram-lhe Duonychus tsogtbaatari em homenagem ao paleontólogo mongol Khishigjav Tsogtbaatar.

Os paleontólogos acreditam que provavelmente este novo dinossauro teria aproximadamente 3 metros de altura e pesaria cerca de 270 quilos e as garras teriam cerca de 30 cm e eram cobertas por queratina. No estudo sugerem que provavelmente teriam apenas duas garras porque eram herbívoros/omnívoros, possivelmente puxariam a vegetação para baixo e só depois a empurravam para a boca.

Segundo o artigo da CNN Science, a maioria dos terizinossauros tinha garras longas para agarrar e manipular plantas, o que lhes dava “essa reputação de dinossauros Edward Mãos de Tesoura”, disse à CNN Science, Steve Brusatte, professor de paleontologia na Universidade de Edimburgo, referindo-se ao personagem titular do filme de sucesso de 1990, que tinha grandes lâminas de tesoura no lugar das mãos.

Restos fósseis encontrados no deserto da Mongólia Imagem: Masato Hattori/Kobayashi et al., iScience, 2025

Estudo completo aqui

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *