Uma grande nuvem de fumaça registrada dentro da empresa ArcelorMittal, unidade Tubarão, na Serra, chamou a atenção na tarde desta segunda-feira (29).
Imagens de vídeo mostrando a “nuvem” circulam nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp e muitos internautas falam em explosão.
No entanto, a ArcelorMittal negou que tenha ocorrido qualquer explosão e, em nota encaminhada à reportagem do Folha Vitória, disse que “ocorreu uma reação na sua área de resfriamento de materiais, após contato com a água. O ocorrido gerou um evento de visibilidade de curta duração”.


Ainda segundo a empresa, “não houve ocorrência com pessoas e nem a necessidade da atuação do corpo de bombeiros da empresa.”
Funcionários da ArcelorMittal disseram ao Folha Vitória que a nuvem de fumaça ocorreu em função da passagem de ferro gusa, a cerca de 1.500º C, nos canis de “dry-pit”, que é identificado como escória do alto-forno. Ao se misturar na água que há nesses canais, houve a reação, o que gera hidrogênio puro e causa a “explosão”.
A ArcelorMittal finalizou a nota dizendo que “uma investigação interna será realizada para apurar as causas. A operação da usina segue normalizada e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos foi comunicado”.