Mais de 1.400 pessoas morreram e mais de 3.100 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 6 atingir o Afeganistão na segunda-feira (1º). O tremor, com epicentro raso na região montanhosa de Kunar e Nangarhar, destruiu mais de 5.400 casas e deixou milhares desabrigados.


O terreno acidentado, estradas danificadas e tremores secundários dificultam o resgate e o envio de ajuda. Helicópteros têm levado suprimentos e transportado feridos, enquanto autoridades tentam evitar contaminação da água com a remoção de carcaças de animais.


A OMS alertou que o sistema de saúde local está sobrecarregado, deixando as vítimas dependentes de ajuda externa. Mais de 12 mil pessoas foram afetadas e muitas permanecem ao relento, temendo novos tremores.


Diversos países anunciaram apoio, como Reino Unido, Índia, China e União Europeia, mas a assistência internacional é limitada devido a cortes de financiamento e restrições impostas pelo Talibã, o que agrava a crise humanitária.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *