O Novo Tera fechou 2025 da mesma maneira que começou o ano: em grande estilo. Com apenas sete meses de mercado, o modelo terminou dezembro com 10.449 unidades emplacadas, sendo o segundo SUV mais vendido e o segundo carro de passeio com mais unidades emplacadas no último mês de 2025, atrás apenas do T‑Cross, que foi o líder nos dois quesitos, com 10.721 unidades.

Em dezembro, o Novo Tera manteve seu crescimento, encerrando o ano com chave de ouro. Com esse resultado, o modelo fechou 2025 com 48.143 emplacamentos, número que fez o SUV ser o carro mais vendido de seu segmento, mesmo com apenas sete meses de vendas no último ano, desde a abertura das vendas em junho. Na comparação com os dois principais concorrentes, o Tera teve 8,4% a mais de vendas que o segundo colocado, e 148,8% a mais que o terceiro modelo mais vendido de sua categoria.

“Desde o início, sabíamos do potencial do Novo Tera, em virtude de reunir tudo aquilo que o cliente busca: design, inovação, tecnologia, segurança, desempenho e qualidade, por isso o modelo sempre foi chamado de um novo ícone pop. Evidentemente que um ícone é construído pelo seu desempenho no mercado, mas é exatamente isso que o Tera demonstra desde sua estreia. Depois de um início extremamente marcante na abertura das vendas, com 12 mil pedidos em menos de uma hora no Open Doors, o SUV se consolida como uma força do mercado, e a cada mês cresce mais em vendas. Por isso, a expectativa para 2026 é a melhor possível”, afirma Fernando Silva, Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

Desenvolvido totalmente no Brasil, o Novo Tera marca uma nova era para a Volkswagen. Fabricado em Taubaté (SP), o SUV fez uma fábrica histórica, que completa 50 anos em 2026, passando por um processo avançado de modernização. Somente em 2025, a Tera exigiu um volume de R$ 3,23 bilhões em compras de peças, e tem 241 fornecedores de peças, sendo que ao todo a Volkswagen do Brasil tem 414 fornecedores. Sendo assim, 58% dessas empresas abastecem o Novo Tera.

Por conta da fabricação do modelo, a planta de Taubaté (SP) teve parte da produção do Polo Track remanejada para a fábrica de Anchieta (SP), primeira planta da empresa fora da Alemanha. O Novo Tera fez com que 260 novos empregos fossem criados diretamente em Taubaté, sendo 40% mulheres, além de cerca de 2.600 empregos indiretos, na cadeia de fornecedores, foram criados por conta da produção do modelo.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *