Em 1º de outubro de 2025, a Defesa Civil Nacional colocou em evidência a nova tecnologia para operar em todo o território nacional. Sobretudo, o recurso será disposto para informar a população em casos de desastres de grande perigo no Brasil.

Criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), o Defesa Civil Alerta tem a finalidade de notificar a população sobre o risco iminente de desastre e orientar sobre as medidas de proteção a serem tomadas.

Créditos: Antônio Cruz/ Agência Brasil

A nível de curiosidade, o conteúdo e momento de envio dos alertas são de responsabilidade dos órgãos de proteção e defesa civil locais, e a ação ocorre por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). A funcionalidade foi entregue após solicitação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, entendendo a necessidade de amparar todas as pessoas do país.

“O alerta é uma ferramenta muito importante para a proteção da vida das pessoas. Ao receberem o alerta, elas sentem segurança. Além disso, a população também precisa incorporar o senso de segurança na rotina, tendo atenção aos alertas, se mantendo em contato com as defesas civis locais e tomando medidas antecipadas ao desastre”, declara o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

Como funcionará o serviço em todo o Brasil?

O Defesa Civil Alerta emitirá notificações, que aparecerão de forma destacada na tela do celular e podem soar mesmo nos aparelhos em modo silencioso. Em suma, todo e qualquer cidadão, independentemente do DDD, que esteja no município com previsão de desastre, poderá receber a mensagem. Outro detalhe favorável é que a ferramenta é gratuita e alcança celulares compatíveis e com cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G ou Wi-Fi.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *