Nota Urgente - Acidente na Refinaria de MataripeNota Urgente - Acidente na Refinaria de Mataripe

12 de dezembro de 2025 |
Categoria: ,

O Sindipetro Bahia informa que está acompanhando de perto um acidente ocorrido no final da tarde desta sexta-feira (12/12) na subestação 27 da Refinaria de Mataripe, administrada pela Acelen. [Trecho atualizado em 13/12, às 11:00 horas]

Após uma troca de transformador, trabalhadores da unidade informaram ao sindicato que houve uma explosão no local, seguida de parada total das operações da refinaria, permanecendo na operação apenas o Flare.

De acordo com informações preliminares de gestão de RH da empresa, três trabalhadores de uma empresa contratada foram designados para o hospital.

O Sindipetro está apurando todos os detalhes do ocorrido e seguirá cobrando transparência, rigor na investigação e garantias de segurança para todos os trabalhadores, próprios e terceirizados.

Assim que tivermos novas informações confirmadas, atualizaremos imediatamente à categoria.


ATUALIZAÇÃO 1 – SITUAÇÃO DOS TRABALHADORES ENVOLVIDOS

O Sindipetro Bahia informa que os três trabalhadores envolvidos na ocorrência registrada nesta sexta-feira (12/12) são terceirizados da empresa Tecnosonda, contratada pela Acelen.

Dois deles foram encaminhados ao Hospital São Rafael, em Salvador, com queimaduras de segundo grau devido à maior exposição no momento da explosão relacionada aos trabalhadores da refinaria. Um desses trabalhadores necessita de ventilação mecânica, pois ocorreu comprometimento das vias aéreas.

O terceiro trabalhador está sob observação no Hospital Teresa de Lisieux, também em Salvador, e apresenta quadro clínico de menor gravidade.

O Sindipetro Bahia segue acompanhando a situação de perto, prestando apoio às famílias e cobrando transparência total da Acelen sobre as causas e situações da ocorrência. Novas informações serão divulgadas assim que confirmadas.

ATUALIZAÇÃO 2 – QUADRO DE SAÚDE DOS TRABALHADORES ACIDENTADOS

O Sindipetro Bahia informa que, conforme atualização repassada pela Acelen na manhã deste sábado (13/12), dois dos três trabalhadores envolvidos no acidente na Refinaria já receberam alta hospitalar e se encontram em casa.

O terceiro trabalhador permanece internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em ventilação mecânica por medida preventiva, com sinais clínicos estabilizados, segunda informações da empresa.

O Sindipetro Bahia segue acompanhando de perto a situação, mantendo contato com os trabalhadores e cobrando da Acelen total transparência quanto às situações da ocorrência, bem como garantias de segurança e assistência aos trabalhadores acidentados. Novas informações serão divulgadas assim que confirmadas.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *