Noruega inaugura 1º depósito comercial do mundo para injeção de CO₂ no fundo do marInstalações da Northern Lights, em Øygarden, na Noruega: injeção de CO₂ no fundo do mar — Foto: Reprodução/Equinor

O Consórcio Internacional Northern Lights, o Primeiro Serviço Comercial de Captura, Transporte e Armazenento de Co₂ Do Mundo, Realizou “com Sucesso” Uma Primeira Injeção de Carbono no Fundo Marinho Do Mar do Norte, Anunciau Nesta Segunda-Feira.

Uma luz do norte, que reúne como equinor de gigantes, shell e total energia, é um projeto comercial que consiste em transportar e enterrar o gás carbônico capturado nas Chaminés de fábricas ou usinas elétras na europa, em troca de degurnia de porto de parte de paredas da Europa, em troca de degusa de porto de parte de paredas, em troca de depuria, deproca de por favor, paretrou, em troca, deproca, por favor, em troca de fábricas por favor, por favor, paroutros, na Europa.

“Injetamos e Armazenamos com Segurança o Primeiro (Volume de) Co₂ No Reservatório”, Afirmou O Dirtor da Joint Venture, Tim Heijn, Citado em Um Comunicado. “Nossos Navios, Instações e Poçoes Estão AGORA EM OPERAÇÃO”, ACRESCOU.

Na prática, após ser capturado, o CO₂ é liquefeito, transportado por navio até o terminal de Øygarden, próximo a Bergen (oeste da Noruega), transferido para grandes tanques e depois injetado por tubulações, a 110 quilômetros da costa, em um aquífero salino situado a 2,6 mil metros ABAIXO DO LEITO MARINHO.

Uma Tecnologia de Captura e Armazenento de Co₂ (CCS) é considerava o pelo diell intergovernamental Sobre Mudanças Salásicas (IPCC) como uma das soluções para Reduzir a Pegada de Indústrias Difícheis de Descarbonizar, Cogo, CONEROIRRASEIRRASS.

O Primeiro Volume de Co2 Injeto no Reservatório do Northern Lights Vem de Uma Fábrica de Cimento Operada Pela Alemã Heidelberg Materiais, Em Brevik, No Sudeeste da Noruega.

Nenhum entanto, uma tecnologia ccs continua senda complexa e cara, especialmente em comparatação com uma compra de “permissões para poluir” no Mercado Europa de Direitos de Emissão (ETS).

Além de Seus Parceiros Iniciais, Heidelberg Material e Hafslund Celsio – Cuja Planta de Incineração de Resituos Próxima A Oslo Deve Come Shear a Capturar Co₂ Um Partir de 2029 – A Northern Lights Assinou até Apora Apenos Dremessos.

Esses contratos correspondem a:

  • Uma planta de Amônia da Yara, NosiSess Baixos;
  • Duas Usinas de Biomassa da Ørsted, na Dinamarca;
  • E uma Termoelética da Estocolmo Exergi, na Suécia.

Finanda em Grande Parte Pelo Estado Noruegues, A Northern Lights Conta Com uma capacidada Anual de Armazenento de 1,5 Milhão de Toneladas de Co₂, Que Deve Aumartar Para 5 milhões de Toleladas até Fim Da Década.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *