A NHK responde a perguntas relacionadas à redução de danos em desastres. Hakone é uma importante cidade turística localizada a oeste de Tóquio, em torno do Monte Hakone — um vulcão ativo. Em março, um painel de especialistas e autoridades locais anunciou um novo plano de evacuação de áreas de risco em preparação para eventuais erupções. Nesta sexta edição da série sobre as mudanças em relação ao plano anterior e esforços locais para melhorar a segurança, o assunto são as medidas de segurança adotadas por operadoras locais de pontos turísticos.
A operadora do teleférico de Hakone, que atravessa a encosta do Monte Hakone, tem um plano para interromper toda a operação caso os níveis de dióxido de enxofre ou sulfeto de hidrogênio atinjam uma certa quantidade na estação de Owakudani, localizada perto de aberturas vulcânicas por onde escapam os gases.
Há uma trilha de caminhada a partir da estação de Owakudani, na qual os visitantes podem observar de perto os gases vulcânicos que saem das aberturas no vulcão. Os governos locais construíram abrigos de evacuação ao longo da trilha para proteger os visitantes de cinzas vulcânicas em caso de erupção. O número de turistas na trilha é limitado e um guia conduz cada grupo de visitantes para garantir sua segurança.
No distrito de Gora, movimentado com muitos visitantes, a associação de turismo local está criando um mapa de evacuação mostrando quais hotéis e edifícios podem ser usados como abrigos se e quando ocorrer uma erupção.
As informações são de 15 de julho de 2025.