De acordo com a empresa, ainda não foram confirmados doenças relacionadas aos produtos
6 jan
2026
– 22h00
(atualizado às 22h48)
Resumo
A Nestlé anunciou o recall de fórmulas infantis em mais de 30 países devido ao risco de contaminação por uma toxina, mas não houve casos confirmados de doenças relacionadas aos produtos.
A Nestlé anunciou, nesta terça-feira, 6, um recall de lotes de alguns produtos de nutrição infantil da marca, como as fórmulas SMA, BEBA e NAN. A medida, que vale para mais de 30 países, foi adotada devido a uma possível contaminação por uma toxina.
Em comunicado, a empresa informou que a substância em questão é a cereulida, uma toxina produzida por algumas cepas da bactéria Bacillus cereus. Ela pode causar sintomas como vômitos intensos ou persistentes, diarréia e letargia incomum, geralmente entre 30 minutos e seis horas após a exposição.
Após a identificação de um problema de qualidade em um ingrediente fornecido por um dos principais fornecedores, a companhia iniciou uma série de testes em todo o óleo de ácido araquidônico (ARA) e nas respectivas misturas de óleos utilizados na produção dos produtos de nutrição infantil.
Até o momento, não foram confirmados casos de doenças relacionadas aos produtos afetados.
“Estamos em contato com as autoridades dos países relevantes para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas. A Nestlé assegura aos pais e responsáveis que está implementando as ações apropriadas para ajudar a garantir a saúde e o bem-estar das famílias e de seus bebês. Ao mesmo tempo, trabalhamos para minimizar qualquer possível interrupção no fornecimento”, afirmou a empresa em nota.
Veja quais são os países afetados:
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- República Tcheca
- Dinamarca
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Hungria
- Irlanda
- Itália
- Macedônia
- Holanda
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Romênia
- Sérvia
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Suécia
- Suíça
- Turquia
- Reino Unido
- Ucrânia
- Argentina
- México
- Peru
- Hong Kong
