A aprovação no Congresso da anulação das regras que o governo Lula havia imposto ao IOF fez com que, segundo levantamento inédito da consultoria Nexus, a hashtag “Ricos Paguem a Conta” fosse mencionada mais de 404 mil vezes no X (antigo Twitter). O termo chegou à quinta posição entre os mais comentados da plataforma, o que é um sinal de que, no debate on-line, a balança foi menos desfavorável para a gestão do petista do que o desastre perante deputados e senadores.
A análise da Nexus também se dedicou a garimpar publicações em meio a uma amostra de 182 mil relativas às votações no Legislativo. Elas foram criadas por 35 mil usuários, a maior parte deles críticos ao movimento dos parlamentares. A hashtag “Congresso Inimigo do Povo” também ficou em alta.
Entre os autores dos posts com maior alcance no X, destacaram-se Jair Bolsonaro (que relembrou a redução do IOF em sua gestão, em crítica ao atual governo) e Fernando Haddad.
No Facebook e no Instagram, uma amostra de 3,2 mil publicações revelou que Haddad e o presidente da Câmara, Hugo Motta, estiveram no centro das discussões. Entre os mais engajados, além de Bolsonaro e Lula, apareceram Bia Kicis (PL-DF), Carol De Toni (PL-SC) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).
No Google Trends, o termo “IOF” apareceu como o 6º termo mais buscado no Brasil nesta quinta, com mais de 20 mil pesquisas. O pico de interesse foi às 8h36m da manhã.
