A polícia e o corpo de bombeiros de Munique montaram esta madrugada uma grande operação após serem ouvidos tiros e explosões ainda antes das 5h locais, tendo inclusivamente deflagrado um incêndio na região norte da cidade, avança o jornal alemão Bild. Um homem, de 57 anos, foi encontrado já sem vida em Lerchenauer Straße, local onde se ouviram explosões e os disparos.
As autoridades decidiram suspender o arranque do festival Oktoberfest por terem detetado uma ameaça de bomba no sítio do festival, em Theresienwiese, no entanto, as investigações já terminaram no local, podendo o festival reabrir às 17h30 locais (16h30 em Lisboa). O explosivo foi logo desativado pela polícia alemã.
“No âmbito da investigação, foi encontrada uma carta escrita pelo suspeito nas proximidades do local do crime. Ela continha uma ameaça não específica de atentado com explosivos em referência à Oktoberfest”, confirmou a polícia, que diz, em comunicado, terem ficado feridas a mãe e filha do suspeito, de 81 e 21 anos, respetivamente.
Segundo as autoridades alemãs, numa publicação feita na rede social X, a vítima mortal terá colocado explosivos na casa dos pais, tendo provocado o incêndio, após uma “disputa familiar”. Segundo o Bild, o homem suicidou-se de seguida. Está ainda uma pessoa desaparecida, mas que não constitui uma ameaça, segundo a Polícia de Munique, na mesma publicação.
2. Lageupdate
Nach aktuellem Kenntnisstand wurde das Wohngebäude im Rahmen eines Familienstreits vorsätzlich in Brand gesetzt.
Der aufgefundene Verletzte ist zwischenzeitlich verstorben.
Eine weitere Person wird vermisst, von welcher keine Gefahr ausgeht. https://t.co/lZpvrHUCDx
— Polizei München (@PolizeiMuenchen) October 1, 2025
De acordo com a Reuters, a polícia alemã garante não haver já qualquer perigo para a população, pelo menos na área circunscrita, apelando a que sejam usadas ruas alternativas para contornar a área da ocorrência.
Como consequência da operação montada, a escola Toni-Pfül estará encerrada, informou a Polícia de Munique na rede social X.
Die Toni-Pfülf-Schule bleibt für die Dauer des Einsatzes geschlossen. https://t.co/qpYQtATM4O
— Polizei München (@PolizeiMuenchen) October 1, 2025
Na manhã desta quarta-feira, a Polícia de Munique informou estar a investigar as motivações do ataque, bem como o risco para outras áreas da cidade, incluindo em Theresienwiese, onde encontraram um explosivo. Este seria o local onde deveria decorrer até domingo o Festival de Cerveja Oktoberfest, que esteve suspenso e que deverá reabrir na tarde desta quarta-feira, às 17h30 locais.
9. Lageupdate
Die polizeilichen Maßnahmen auf der Theresienwiese sind abgeschlossen.
Die Gefahrensituation hat sich nicht bestätigt.Das Oktoberfest öffnet um 17:30 Uhr.
— Polizei München (@PolizeiMuenchen) October 1, 2025
Texto editado por Carlos Diogo Santos