Polícia holandesa afirmou que o incêndio parece ter sido provocado intencionalmente pelo próprio condutor
3 abr
2025
– 16h25
(atualizado às 16h45)
Resumo
Um carro explodiu na Praça Dam, em Amsterdã, deixando o motorista ferido; polícia suspeita de incêndio criminoso e tentativa de suicídio.
Um carro explodiu nesta quinta-feira, 3, na Praça Dam, em Amsterdã, próximo ao Memorial de Guerra — um dos pontos mais movimentados da capital holandesa. O motorista, ferido, saiu em chamas do veículo antes de ser socorrido. A polícia isolou a área após a explosão. As informações são da Reuters.
O condutor, um holandês de 50 anos, teve as roupas consumidas pelo fogo e foi socorrido por policiais, que apagaram as chamas e o levaram sob custódia. O carro vermelho que ele dirigia ficou destruído após a explosão.
A polícia holandesa afirmou que o incêndio parece ter sido provocado intencionalmente e que o suspeito pode ter tentado cometer suicídio. Ele foi preso por suspeita de incêndio criminoso e encaminhado ao hospital.
Em um comunicado no X (antigo Twitter), as autoridades disseram que “mantêm todos os cenários em aberto”, mas têm “fortes indícios” de que o homem queria tirar a própria vida.
A Praça Dam foi evacuada e especialistas em explosivos inspecionaram o veículo, que depois foi removido do local. Nenhuma outra pessoa ficou ferida.