- Foto: Reprodução
Notícias de Manaus – O motorista Renan Maciel, envolvido no acidente que matou duas pessoas na tarde de domingo (16), na Avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, costumava publicar nas redes sociais vídeos em que aparecia dirigindo em altíssima velocidade pelas ruas da capital. Em um desses registros, postado em sua conta no TikTok, ele comemorava a compra do veículo Volkswagen Polo, envolvido no caso, no início de setembro, há cerca de dois meses antes da tragédia.
Nas imagens que circulavam nas redes, Renan exibia o painel do carro marcando velocidades superiores a 200 km/h, enquanto dirigia por vias de Manaus. Em uma das imagens, ele compartilhou um “Shift power” que refere-se principalmente a um módulo de performance automotivo que elimina o atraso do acelerador, tornando a resposta do carro mais rápida e esportiva.
O automóvel, segundo os conteúdos publicados por ele, havia passado por modificações para se tornar mais potente. Em diversos vídeos, o motorista ostentava não apenas a velocidade extrema, mas também o som do veículo fazendo backfire — resultado de alteração mecânica que provoca explosões no escapamento.
Após a repercussão do acidente ocorrido na Avenida do Turismo, internautas começaram a resgatar e compartilhar esses vídeos, associando o comportamento do motorista às circunstâncias do caso. A conduta de Renan ao volante, exibida publicamente nas redes sociais nas últimas semanas, passou a ser amplamente comentada e criticada.
Com a explosão da repercussão negativa, o perfil de Renan nas redes sociais foi desativado. Antes disso, os registros mostravam uma sequência de conteúdos em que ele aparecia dirigindo em alta velocidade, ostentando o carro modificado e destacando o desempenho do Polo adquirido recentemente.
Sobre o acidente
A colisão envolveu um carro Volkswagen Polo conduzido por Renan e uma Volkswagen Amarok, que, segundo a polícia, era dirigida por Luiz Gustavo. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) emitiu nota confirmando a dinâmica preliminar dos fatos em que dois veículos estariam participando de um racha.
O acidente ocorreu quando um dos veículos envolvidos no suposto racha atingiu um carro Fiat Siena vermelho que trafegava normalmente pela via. O Siena era conduzido por Odorico Manoel Freitas D’Ávila Filho, de 58 anos, que acabou capotando com o impacto e sendo arremessado para o lado oposto da pista. O acidente resultou na morte de Odorico e da jovem Yasmin Marques, de 19 anos.
Além dos dois mortos, outras seis pessoas ficaram feridas. Elas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para unidades hospitalares.
Audiência de custódia
Na manhã desta segunda-feira (17), Renan Maciel deixou a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) sob escolta policial para participar de audiência de custódia que vai decidir se ele continua detido ou não.
Leia mais: Veja o momento em que motorista envolvido em acidente fatal é levado para audiência de custódia em Manaus
Ele começou a chorar ao ser indagado pela imprensa sobre irresponsabilidade que resultou em um acidente fatal.

