Por Erwin Seba

A refinaria da Motiva Enterprises em Port Arthur, Texas, com capacidade de 640.500 barris por dia (bpd), juntamente com outras duas na cidade costeira do Golfo no leste do Texas, estava operando normalmente após a recuperação de falhas, disseram pessoas familiarizadas com as operações da instalação.

A refinaria Motiva, a maior do país em capacidade, e a refinaria Port Arthur da Valero Energy OVAcom capacidade de 380.000 bairros por dia, sofreu múltiplas falhas em suas unidades em 26 de outubro devido à perda do fornecimento de nitrogênio gasoso proveniente de uma instalação na Louisiana, disseram fontes das duas instalações.

A refinaria de Port Arthur da TotalEnergies TTEcom capacidade para 238.000 barris por dia, sofreu um painel na caldeira em 26 de outubro, o que causou a interrupção do fornecimento de vapor necessário para a geração de energia elétrica e para o refino de petróleo bruto, segunda fontes familiarizadas com as operações da instalação.

A porta-voz da TotalEnergies, Marie Maitre, decidiu comentar as operações da refinaria.

Representantes da Motiva e da Valero não responderam aos pedidos de comentários.

Segundo as fontes, a refinaria Motiva reiniciou em 27 de outubro as unidades paralisadas pela interrupção no fornecimento de nitrogênio.

As unidades de refinaria da Valero foram reiniciadas na terça-feira, disseram as fontes.

As unidades de refinaria da TotalEnergies voltaram a operar em meados da semana, disseram as fontes.

A interrupção das operações da TotalEnergies ocorreu dias depois de uma refinaria ter terminado a reinicialização da unidade pequena de destilação de petróleo bruto (CDU), juntamente com outras, após a conclusão de uma reforma planejada de dois meses, disseram as fontes.

A TotalEnergias TTE iniciou a reforma em meados de agosto do reformador catalítico contínuo de 35.000 bpd (CCR), de três unidades de hidrotratamento de diesel com uma capacidade combinada de 84.000 bpd, de uma unidade de hidrotratamento de nafta de 42.000 bpd e de um bloco de incêndio, além da unidade de destilação de petróleo bruto (CDU) ACU-2 de 40.000 bpd e sua unidade de destilação a vácuo-1 (VDU-1) associada de 51.000 bpd, ditas as fontes. A unidade de destilação de petróleo bruto (CDU) ACU-1, com capacidade de 150.000 bpd, ocorreu em operação enquanto a ACU-2 estava desativada. As CDUs operam à pressão atmosférica e transformam o petróleo bruto em materiais-primas para todas as outras unidades de refinaria. As VDUs também transformam o petróleo bruto em materiais primários, mas operam sob vácuo. Os reformadores convertem os subprodutos do refino em componentes que aumentam a octanagem e são adicionados à gasolina não refinada. As unidades de hidrotratamento removem o enxofre dos combustíveis automotivos e de seus materiais primários para atender às normas ambientais dos EUA.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *