Indonésia e Sri Lanka registram aumento no número de mortos, desaparecidos e desabrigados nesta terça-feira (02/12) em meio à continuidade de enchentes e deslizamentos de terra que atingem o Sudeste Asiático há mais de uma semana. A catástrofe também deixou vítimas no sul da Tailândia e na Malásia. Com as atualizações mais recentes, o total de mortos na Ásia ultrapassa 1,2 mil.

Segundo um novo boletim divulgado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia, as fatalidades no país subiram para 712. Além disso, mais de 500 pessoas seguem desaparecidas, enquanto aproximadamente 1,1 milhão de moradores foram afetados nas três províncias mais atingidas – Aceh, Sumatra do Norte e Sumatra Ocidental. As autoridades locais alertam que o número de vítimas pode aumentar à medida que equipes de resgate alcançam áreas remotas ainda isoladas pela destruição.

Indonésia e Sri Lanka registram aumento no número de mortos em meio à continuidade de enchentes e deslizamentos de terra que atingem o Sudeste Asiático < br / > World Food Programme

Agências governamentais e grupos humanitários também tentam prestar assistência aos afetados pela tragédia, enquanto o governo indonésio informou já ter enviado cerca de 34 mil toneladas de arroz e 6,8 milhões de litros de óleo de cozinha para as localidades mais atingidas.

Por sua vez, Sri Lanka registrou 410 mortes, enquanto 336 pessoas seguem desaparecidas e mais de 1.5 milhão de habitantes foram impactados pelas chuvas torrenciais. Até o dia anterior, o número de mortos era de 336, enquanto 367 pessoas estavam desaparecidas.

O ciclone Ditwah é considerado o pior desastre natural na ilha desde o tsunami do Oceano Índico, em 2004, que matou pelo menos 31 mil pessoas e deixou um milhão de desabrigados.

As enchentes também causaram a morte de 136 pessoas no sul da Tailândia e de ao menos duas na Malásia.

(*) Com Ansa

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *