Moradores de Rio Preto e de cidades da região, como Mirassol, Tanabi e Neves Paulista relataram terem ouvido uma explosão seguida de tremor por volta das 7h40 desta quinta-feira, 25.
Em uma comunidade no Facebook que reúne principalmente moradores da região Norte de Rio Preto, um participante anônimo publicou às 7h47: “alguém também ouviu uma explosão?”
A postagem já recebeu mais de 30 comentários de pessoas de diversos bairros como Gabriela, Nova Esperança, Residencial Palestra, Santa Cruz e Ana Angélica que confirmaram a experiência.
“Sim, senti como se fosse uma pressão de explosão, tremeu minhas janelas”, relatou Cristiani Alves.
Outro internauta mencionou que ouviu um barulho semelhante ao som de uma bomba abafada.
No sistema do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), já há registros de moradores da região que reportaram tremores.
Em Rio Preto, uma colaboradora identificada como “Mariane M.”, reportou tremor moderado às 7h46. Às 7h45, “José P.”, de Mirassol, disse que a intensidade do tremor na cidade foi fraca.
Dois moradores de Neves Paulista também reportaram tremores de intensidade fraca às 7h41 e 7h48.
Por volta das 17h50 desta quarta-feira, 24, a Venezuela foi atingida por dois terremotos de magnitude 6,2 e 6,5.
Ao Diário, o Centro de Sismologia da USP informou que não houve registro de nenhum evento sísmico que possa ser associado a esse episódio. “As estações mais próximas da região, localizadas em Bebedouro (SP) e na Serra da Canastra (MG), não detectaram qualquer sinal compatível com tremores de terra no horário mencionado”, esclareceu.
A unidade acrescentou que segue monitorando, mas até o momento não há indícios de atividade sísmica relacionada aos relatos de moradores do Noroeste paulista.