O ministro do Interior da Venezuela Diosdado Cabello afirmou que o ataque realizado pelos Estados Unidos no último sábado (3), deixou 100 mortos, incluindo civis. De acordo com o Exército venezuelano, 23 militares morreram. As autoridades venezuelanas disseram que grande parte do contingente de segurança de Maduro foi morta “a sangue frio”.

Cuba afirmou que 32 integrantes de suas Forças Armadas e do serviços de inteligência do país que atuavam na Venezuela foram mortos.

Entre os feridos, a primeira dama, Cilia Flores sofreu um ferimento na cabeça e Nicolás Maduro sofreu uma lesão na perna. A ofensiva norte-americana atingiu diversos pontos de Caracas, a capital do país, e resultou na captura de Maduro e a esposa dele.

Nesta quarta-feira (7) secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que haverá mais acordos com o governo interino da Venezuela e que o governo Trump está planejando três fases para a Venezuela, a começar pela estabilização para que o país não se transforme em caos, e que inclui ainda um acordo petrolífero.

Rubio reforçou que o governo espera em breve poder vender milhões de barris de petróleo venezuelano e gerar receitas, controladas pelos americanos que, nas palavras dele, serão “distribuídas de forma a beneficiar o povo venezuelano”. Mas o secretário não detalhou como isso seria feito.

Em uma rede social, o presidente Donald Trump afirmou que a Venezuela concordou em usar a receita obtida com a venda de petróleo para comprar exclusivamente produtos fabricados nos Estados Unidos.

Já a fase de “recuperação”, segundo Rubio, “visa garantir que empresas americanas, ocidentais e de outros países tenham acesso ao mercado venezuelano de forma justa”; além de permitir que oposicionistas sejam anistiados e comecem a reconstruir a sociedade civil.

A terceira fase seria a de transição de poder. Mas o secretário de Estado americano não falou sobre a realização de eleições.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *